Política Mundial

O que foi a crise de 1929

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que foi a crise de 1929
Imagem: revistamercado.do

No ano de 1918 a América era considerada a nação mais rica do mundo, isto devido à sua industria que não parava de crescer. Seguiram-se dez anos de sucesso econômico para os americanos, o que fez os americanos levarem uma vida bastante luxosa para a época. Seguiu-se os "loucos anos 20" que surgiram com o pico da industria e que trouxe uma nova vida, a arte ganhou novos valores, a moda começou a ser mais valorizada, a visão sobre as mulheres foi alterada, surgem novas mentalidades. Havia uma grande euforia econômica e social mas uma terrível crise em 1929 abalou toda essa euforia. Saiba em umComo o que foi a crise de 1929 e descubra o que levou os EUA e outros países a entrar em bancarrota.

Também lhe pode interessar: Quem foi Marielle Franco

Índice

  1. Antes da crise de 1929
  2. O que foi a crise de 1929
  3. A recuperação da crise de 1929

Antes da crise de 1929

No final da primeira guerra mundial, o país com maior desenvolvimento econômico eram os EUA na década de 20, toda esta riqueza deveu-se à sua industria que não parava de crescer, fabricavam automóveis em massa, comida enlatada, petróleo, carvão entre outros produtos. O estilo de vida americano era invejado pelos outros países. Neste Boom econômico surgem os famosos "loucos anos 20", que despertaram uma nova mentalidade e um novo comportamento na população mundial. A mulher ganhou novos direitos, começou a ter valor perante a sociedade, surgiu um novo modo de vida, louco e eufórico. A maior parte da população vivia acima das suas possibilidades, os clubes, boates e cinemas estavam sempre cheios, os comportamentos sociais estavam cada vez mais descontrolados. O que a maioria não sabia era que todo este crescimento econômico era ilusório e em 29 de Outubro de 1929 descobriu-se que a economia americana era uma autentica fraude.

O que foi a crise de 1929 - Antes da crise de 1929
Imagem: historia9.blogspot.com

O que foi a crise de 1929

A crise de 1929 ou grande depressão surgiu no dia 24 de Outubro de 1929 em Nova Iorque, quando as ações na bolsa de valores caíram abruptamente. A este fenômeno deu-se o nome de Quinta-Feira negra, onde milhares de pessoas perderam valiosas fortunas que tinham investidas na bolsa. Isto fez com que grande parte da população perde-se o poder de compra, o que gerou uma grande crise econômica. As empresas foram obrigadas a fechar as portas o que gerou um grande número de desemprego. Isto fez com que se instalasse a pior crise econômica do capitalismo, não foi apenas a grande queda na bolsa que despontou esta crise. Tudo isto se deve a uma serie de fatores, as pessoas viviam muito acima das possibilidades, chegou a uma altura em que a população não conseguia ter tanto poder de compra quanto a indústria o exigia. Eram cada vez menos compradores para cada vez mais indústria, os créditos eram bastante facilitados para a população poder manter o "estilo de vida americano". O problema era que os bancos é que mantinham artificialmente o poder de compra da maioria dos americanos. Chegou a altura em que os bancos já não conseguiam "emprestar" mais dinheiro. Além disso cada empresário tinha todo o poder para fazer o que quisesse em relação à sua empresa, o estado não impunha limites.

O que foi a crise de 1929 - O que foi a crise de 1929
Imagem: fotografia.folha.uol.com.br

A recuperação da crise de 1929

A crise de 1929 terminou apenas com o final da segunda guerra mundial, onde houve uma grande intervenção dos diversos Estados com medidas para superar a crise nos seus países. Houve uma reforma a nível monetário, desvalorizou-se o dólar para poder se aumentar o preço dos produtos de modo a que os comerciantes e agricultores conseguissem pagar as suas dividas. Começou uma nova etapa para a indústria, com fundos para auxiliar este setor tão importante e iniciou-se o combate ao desemprego.

O que foi a crise de 1929 - A recuperação da crise de 1929
Imagem: tvcultura.cmais.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que foi a crise de 1929, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: revistamercado.do
Imagem: historia9.blogspot.com
Imagem: fotografia.folha.uol.com.br
Imagem: tvcultura.cmais.com.br
1 de 4
O que foi a crise de 1929