Outras aprendizagens de competência para a vida

O que fazer para ser inteligente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer para ser inteligente

O ser humano tem a capacidade de aprender e está capacitado para abordar qualquer tipo de desafio a que se proponha. Muito além do coeficiente intelectual da cada um, podemos ser capazes de realizar tarefas que contenham dificuldade numérica ou lógica.

Existem vários tipos de inteligência e cada pessoa costuma mostrar a sua facilidade para algumas tarefas, mais do que para outras. Sem dúvida, tudo é possível. Em umComo, explicamos o que fazer para ser inteligente ou, pelo menos, como obter mais conhecimentos com estas dicas básicas que lhe ajudarão muito.

Também lhe pode interessar: Como ser inteligente

Passos a seguir:

1

Está comprovado que aprender um idioma novo ajuda muito o cérebro. Esta prática ajuda-nos a mudar e estabelecer novas conexões neurais, um fenômeno também chamado neuroplasticidade.

Falam também que as pessoas que aprendem um idioma novo em idade adulta são menos propensas a ter a doença do Alzheimer, assim como aqueles que começam a aprender novas tecnologias usando tablets, smartphones e redes sociais.

O que fazer para ser inteligente - Passo 1
2

Uma forma fácil de aprender coisas novas ou um novo vocabulário é através da leitura. A leitura é muito benéfica para a sua inteligência, sobretudo se se tratar de leitura especializada em temas que requeiram uma compressão de leitura ou que proponham um desafio ao leitor.

Uma recomendação para quem não é leitor assíduo é tentar procurar livros dos temas que mais gostar, seja de viagens, ciência, tecnologia, história, artes, etc. Desta forma, seu passeio pela literatura será mais agradável.

O que fazer para ser inteligente - Passo 2
3

Não importa a idade que tenha, pode fazer um pequeno projeto que sempre tenha querido fazer mas não teve tempo ou não levou a cabo por qualquer razão. Retome aquele pensamento de: "gostaria..." e ponha-se em marcha para realizar seu próprio jardim ecológico em casa, seu projeto de carpintaria ou qualquer outra atividade que é nova para você e que, portanto, requererá um esforço da sua parte, pondo o seu cérebro a trabalhar em função disso.

4

Hoje em dia, a Internet é a melhor ferramenta para estudar de forma gratuita qualquer coisa que queira aprender. Começando pelo YouTube, que é a nossa grande televisão e onde podemos encontrar, em formato de vídeo, muitas alternativas para aprender como fazer algo passo a passo, ou simplesmente formar-se on-line em quase qualquer coisa. Os tutoriais são uma maravilha deste século e você deve tirar proveito deles.

O que fazer para ser inteligente - Passo 4
5

Existem também muitos jogos que podem entretê-lo e ao mesmo tempo contribuir para dar agilidade ao seu cérebro como os famosos sudokus, palavras cruzadas, bem como os apps para seu smartphone que podem ser baixados gratuitamente e programados para cada dia fazer um treinamento diferente. Se não tiver smartphone, procure na Internet os jogos de agilidade mental que mais gostar e tente completar fases.

O que fazer para ser inteligente - Passo 5
6

Tem medo de falar em público? Esconde alguma região de seu corpo por complexo? Não seria capaz de viajar sozinho? Ou de ir ao cinema sozinho? Realizar algumas atividades que considere não adequadas ao seu perfil não só servirá como nova experiência ou como um desafio pessoal, como também dará abertura à sua mente e a libertará de certos padrões aos quais já está acostumada.

Romper esses padrões, é benéfico para sua saúde mental e para sua inteligência. Cada vez que assumir um desafio, por mais insignificante que pareça para os outros, você verá o benefício e será uma forma de romper velhos esquemas e se abrir para um mundo de possibilidades.

7

Não importa se seu destino é nacional ou internacional, viajar e conhecer a história dos lugares do mundo é uma das formas mais eficientes de aprender e memorizar. Uma vez vivida a experiência, compartilhe com seus amigos ou pessoas mais próximas, escreva algumas notas em um diário de viagem ou crie um blog onde outros possam compartilhar sua experiência.

O que fazer para ser inteligente - Passo 7
8

Não se trata de converter você de repente em artista, mas aprender a tocar um instrumento é como aprender um idioma. Responda a estas perguntas: Qual é seu instrumento favorito? Tocou-o alguma vez? Se não tiver tido a oportunidade de fazê-lo, não perca tempo, não importa a idade, um instrumento musical pode ajudá-lo a exercitar o seu cérebro e não só o tornará mias inteligente, como mais interessante. É uma tarefa que requer tempo, mas pouco a pouco se surpreenderá com o muito que pode conseguir.

9

As pessoas mais inteligentes também levam um estilo de vida saudável com uma boa alimentação e exercício frequente. Corpo são, mente sã. Portanto, tente descobrir as atividades que o ajudem a moldar seu corpo ou realizar meditação ou ioga, que são muito benéficas para seu cérebro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer para ser inteligente, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
O que fazer para ser inteligente