Zen

O que é o Feng Shui

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
O que é o Feng Shui
Imagem: whatabout.com.br

Provavelmente você já ouviu falar em Feng Shui, aplicado aos espaços ou à vida de alguém. Os jardins japoneses e chineses, por exemplo, são criados de acordo com o Feng Shui. Mas afinal, o que significa isso? Trata-se de um um termo chinês que se traduz, literalmente, em vento e água e que representa a arte de criar harmonia. A sua origem remonta há cerca de 5.000 anos na antiga China, quando os mestres chineses perceberam que cada criação, natural ou humana, é dotada de uma energia ou vibração próprias, que pode ser influenciada pela presença de alguns elementos, sejam eles as cores ou as formas. Esta corrente de pensamento chegou até aos dias de hoje e é procurada por quem pretende tornar mais harmonioso e próspero o espaço onde trabalha e vive. Se ficou curioso acerca deste tema, continue lendo este artigo umComo.com.br em que lhe contamos o que é o Feng Shui!

Também lhe pode interessar: O que é a burca

Índice

  1. Conceitos básicos
  2. A casa e o Feng Shui
  3. Feng Shui para cada pessoa

Conceitos básicos

Os mestres chineses dizem que a arte do Feng Shui é como o vento, pois não se pode ver e como a água, porque não se pode agarrar. No fundo é uma filosofia que é necessário entender para poder colocar em prática da forma correta e, devido à grande procura, atualmente existem várias formações e cursos de Feng Shui, que se regem ou pelo Feng Shui Clássico ou pelo Feng Shui Contemporâneo. De forma geral os conceitos básicos relacionam-se com o yin e yang, as duas forças opostas que regem o céu e a terra, com a cosmetologia oriental, os cinco elementos, o campo energético do ser humano e integração deste no ambiente. Conhecendo como a energia ki, que é a energia vital, flui pelos espaços, é possível melhorar ou solucionar os principais problemas de cada um de nós em cada uma das áreas da nossa vida (saúde, trabalho, família, dinheiro...), atendendo ao Feng Shui. Assim sendo os conhecimentos desta ciência são muitas vezes aplicados a decoração de interiores, construções de casas e planejamento urbano, para influenciar positivamente a vida das pessoas que contatam com esses espaços. Muitas vezes, mudar a cor de uma parede ou a posição da secretária de trabalho é o suficiente para notar melhorias!

O que é o Feng Shui - Conceitos básicos
Imagem: codigodiamante.com

A casa e o Feng Shui

O Feng Shui dita que, para uma casa proporcionar boas energias aos seus habitantes, deve reger-se por certos critérios. Ter a entrada da casa e a numeração bem visíveis é considerado positivo, pois acredita-se que assim a sorte nos encontrará mais facilmente. É considerado perigoso ter a porta do banheiro virada diretamente para a porta de entrada, pois fará com que as boas energias que entram pela porta saiam logo de seguida por esse cômodo, que é do elemento água, que dissolve as más energias. Na cozinha, o fogão representa o elemento fogo e a pia e o frigorífico representam o elemento água, por essa razão eles não devem ser dispostos uns ao lado dos outros mas sim em triângulo. Também é sinônimo de mau Feng Shui ter objetos partidos, antigos e sem utilidade em casa, pois eles combatem as boas energias. Por essa razão elimine-os e tenha a sua casa sempre limpa e organizada. Além destas regras existem muitas outras, veja neste artigo como pintar a casa segundo o Feng Shui e como decorar o quarto segundo os critérios do Feng Shui.

O que é o Feng Shui - A casa e o Feng Shui
Imagem: aumagic.blogspot.pt

Feng Shui para cada pessoa

Há conceitos gerais acerca do Feng Shui que resultam para todos, como os referidos acima, e depois há outros que resultam melhor para umas pessoas que para outras. Isso acontece sobretudo com a cor de determinado cômodo, com a disposição dos móveis, com a orientação destes de acordo com os pontos cardeais, a existência ou ausência dos 5 elementos, etc. Para saber quais os aspetos do Feng Shui mais e menos indicados para si você terá de calcular o seu número kua - pode fazê-lo aqui. Depois é só descobrir o que é mais indicado para si! Por exemplo, se o seu número for o 6, ficará sendo que o elemento que mais o favorece é o metal, a direção mais favorecedora é noroeste e que deverá rodear-se das cores branco e prateado.

O que é o Feng Shui - Feng Shui para cada pessoa
Imagem: harmoniearomaterapia.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o Feng Shui, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • O Feng Shui não é apenas isto que apresentamos neste artigo, abrange muito mais e rege-se por muitas mais regras e conceitos.
  • Se você pretende saber ainda mais acerca deste tema aconselhamos que realize uma formação ou curso de Feng Shui, pois a sua ciência é imensa e necessita de ser compreendida como um todo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sandra Maia
Boa tarde, calculei o meu nr. kua e deu 1 e ao meu marido deu o 7. Podemos misturar as cores de ambos no quarto? e no resto da casa? Gosto muito deste artigo, parabens!
Sara Silva
Oi Sandra, claro que sim essa é uma excelente ideia, além do mais tratam-se de cores que combinam bem! Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo a nossa página :)
Imagem: whatabout.com.br
Imagem: codigodiamante.com
Imagem: aumagic.blogspot.pt
Imagem: harmoniearomaterapia.com.br
1 de 4
O que é o Feng Shui