Anatomia Humana

Em que altura do dia o cérebro funciona melhor

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 5 dezembro 2019
Em que altura do dia o cérebro funciona melhor
Imagem: enrichmagonline.ca

Você sabe em que altura do dia o cérebro funciona melhor? Confira as informações de especialistas que o umComo.com.br reuniu para você saber um pouco mais sobre esse órgão que é ainda um mistério em muitos aspectos para a ciência.

Quando o cérebro funciona melhor

Existem muitos pesquisadores que se detém ao estudo do cérebro humano, avaliando uma série de aspectos e, por isso, já foi constatado que, ao longo do dia, o cérebro humano passa por momentos de maior e de menor atenção. Isso ocorre de forma semelhante ao comportamento do cérebro durante o sono, que é dividido em ciclos. No entanto, as mudanças identificadas durante o dia são bem sutis.

Os estímulos que as pessoas recebem ao longo do dia, e são muitos, interferem na atenção e, por isso, é difícil de perceber por conta própria em que altura do dia o cérebro funciona melhor. Porém, os estudiosos da cronobiologia, ramo que pesquisa os ritmos do corpo, afirmam que não é possível generalizar, afirmando que existam horários mais propícios para determinadas atividades.

Especialistas dizem que é possível até fazer uma média, mas que ela não deve ser encarada como uma norma, o que seria um imenso equívoco, já que as pessoas nesse sentido são absolutamente únicas. Por outro lado, é possível afirmar que o ser humano é uma espécie diurna. Dessa forma, não é recomendado que atividades como provas, competições e outras que exijam muito do organismo sejam realizadas de noite ou de madrugada.

Em que altura do dia o cérebro funciona melhor - Quando o cérebro funciona melhor
Imagem: asianjournal.com

Como escolher o melhor momento para as tarefas

Mesmo que a ciência não possa dizer em que altura do dia o cérebro funciona melhor, em termos de desempenho físico, normalmente, o melhor horário fica entre as 16h e 20h. Porém, da mesma forma, é apenas uma média, que não pode ser levada como regra, até porque os ciclos variam de pessoa para pessoa e a idade também interfere. Basta prestar atenção no comportamento das diferentes faixas etárias.

Os bebês dormem muito, o que é normal, depois, as pessoas passam a dormir menos e somente à noite, embora, quando chegam à adolescência é comum atrasar os horários de dormir e acordar e assim por diante. Além disso, para saber quando o cérebro funciona melhor é preciso que cada um faça uma auto avaliação, observando como se sente ao desempenhar diferentes atividades em momentos variados do dia. Para ajudar nessa tarefa, um grupo de programadores britânicos criou um aplicativo denominado moo-Q, que tem a função de registrar a capacidade de memória e a velocidade de processamento de cada pessoa.

Dessa forma, o programa consegue fornecer a informação sobre quando o cérebro funciona melhor. O app é uma prova de que apenas com testes individuais é possível saber em cada indivíduo quando a sua mente está em pleno trabalho. O aplicativo que funciona no iPhone manda alertas ao seus usuários ao longo do dia, a fim de monitorizar a sua capacidade cerebral. A partir disso, desenvolve um gráfico colorido que exibe os indicadores detectados após cinco avaliações.

Em que altura do dia o cérebro funciona melhor - Como escolher o melhor momento para as tarefas
Imagem: innoscienceblog.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Em que altura do dia o cérebro funciona melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: enrichmagonline.ca
Imagem: asianjournal.com
Imagem: innoscienceblog.com.br
1 de 3
Em que altura do dia o cérebro funciona melhor