Massas de ar

De onde vem o vento

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
De onde vem o vento

Existe um fenômeno atmosférico que todos nós conhecemos e lidamos diariamente mas, talvez nunca chegamos a perguntar como é que ele surge e porquê. É um dos responsáveis pela areia no rosto quando estamos na praia, a chuva nas roupas mesmo com chapéu de chuva entre muitos outros acontecimentos. A verdade é que sem ele, provavelmente não teríamos descoberto muitas das invenções atuais que nos fazem voar, não teríamos as técnicas de agricultura para obter comida, etc. Neste artigo do umComo vamos explicar de onde vem o vento e perceber a sua importância no mundo.

Também lhe pode interessar: De onde vem a onda do mar

Índice

  1. Pressões Atmosféricas
  2. Tipos de Vento
  3. Exemplo do mar
  4. Utilizando o vento

Pressões Atmosféricas

O vento é resultante da deslocação dos gases atmosféricos, devido a ocorrências na pressão atmosférica. Basicamente o Sol aquece o nosso planeta, mas como a Terra é arredondada e meio achatada nos pólos, ocorrem diferenças de temperatura entre o equador e esses pólos. Quando o ar aquece ele torna-se mais leve e sobe, nesse momento o ar frio move-se para ocupar o espaço vazio. Juntamente com a rotação da Terra, chamamos a esse fenômeno vento. Assim sendo o ar frio sai da área de maior pressão (anticiclônica) para a ciclônica (menor pressão).

Tipos de Vento

Existem três tipos de vento e são definidos através da velocidade e duração dos mesmos.

  • Rajadas - ventos de curta duração e muita velocidade que aparecem subitamente;
  • Borrascas ou Lufadas - ventos fortes com duração de um minuto (normalmente);
  • Brisa a Furacão - ventos de longa duração, que conforme a sua intensidade têm nome diferente, podendo ir de uma aragem até a um furacão.

A verdade é que a velocidade e intensidade do vento depende das massas de ar criadas, da exposição solar no mar ou na terra que provocam o aquecimento do ar que por força de ficar mais leve acaba por se mover, obrigando o ar mais frio a ocupar o seu lugar.

De onde vem o vento - Tipos de Vento

Exemplo do mar

A movimentação do ar por força da exposição solar é bem visível na praia. Durante o dia, o sol aquece rapidamente a areia, o ar quente sobe e o ar frio do mar ocupa o seu lugar. A isto chamamos de brisa marítima. Mas à noite, acontece o oposto. O mar à noite está mais quente do que a areia, então isso provoca o movimento contrário, fazendo o ar frio da areia mover-se para o mar enquanto que o ar quente deste, fruto do aquecimento da água ao longo do dia, vai elevar-se.

De onde vem o vento - Exemplo do mar

Utilizando o vento

O ser humano sempre foi capaz de usar o vento a seu favor, nomeadamente com os moinhos de vento que serviam para utilizar a força eólica para moer os cereais, as velas dos navios para navegarmos além oceanos, os balões de ar quente e os aviões que aproveitam o vento para poupar no combustível. Atualmente utilizamos a energia eólica produzida através de um rotor num cata vento, produzindo eletricidade para abastecer as nossas cidades.

De onde vem o vento - Utilizando o vento

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem o vento, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
De onde vem o vento