Outros Educação ciências

De onde vem a Radiação Gama

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
De onde vem a Radiação Gama

No Universo existem diferentes tipos de energia, e essa energia liberta radiação. Dois dos raios que conhecemos o alpha e o beta são sensivelmente inofensivos. No entanto, existe um outro tipo de radiação cujos raios se tornaram famosos através de uma personagem da Marvel, o incrível Hulk. Sim estou falando dos raios gama, no quadradinho Bruce Banner foi atingido por uma série de raios gama num experimento, não chegando a tempo de se proteger. Na nossa realidade, a história seria bem diferente. Continue lendo esse artigo do umComo para perceber de onde vem a Radiação Gama e quais os seus efeitos.

Também lhe pode interessar: De onde vem a Radiação Ionizante

Índice

  1. Radiação Eletromagnética
  2. Produzindo raios gama
  3. Descobrindo os raios gama
  4. Uso Medicinal

Radiação Eletromagnética

A radiação gama ou raio gama é uma radiação eletromagnética, gerada normalmente por elementos radioativos. A energia acumulada nessa radiação faz com que os raios gama sejam capazes de penetrar muito mais fundo em qualquer matéria que encontrem, comparativamente com a alpha e a beta. Por causa dessa quantidade de energia, os raios gama podem causar estragos no núcleo das células.

Os raios gama são caracterizados pelas altas frequências e comprimentos de onda muito pequenos, ao nível de picômetros (nível atômico). E a sua energia é medida em Megaelétron-volts (MeV).

De onde vem a Radiação Gama - Radiação Eletromagnética

Produzindo raios gama

Quando num nível atômico, o núcleo passa de um estado muito excitado para um de menor energia, os raios gama são libertados, além de ocorrerem igualmente quando há a fragmentação de isótopos radioativos. Resta lembrar que a radioatividade está presente no meio ambiente, nos raios cósmicos provenientes do espaço e do Sol assim como em alguns elementos do nosso meio natural.

No espaço, os raios gama não atingem o nosso planeta, são absorvidos pela atmosfera da Terra, para os podermos observar é necessário recorrer a balões de grande altitude, ou aos observatórios. Os fenômenos que produzem uma maior quantidade de raios gama são as explosões de supernovas (estrelas) que acabam por originar buracos negros, ou então devido ao impacto de duas estrelas de nêutrons. São considerados os fenômenos mais energéticos do universo.

De onde vem a Radiação Gama - Produzindo raios gama

Descobrindo os raios gama

Esse tipo de radiação foi descoberta no início do século XX por um cientista francês, Paul Villard, que estudava as propriedades do urânio e do rádio, reparando numa radiação enigmática, que era incapaz de ser desviada por campos tanto magnéticos como elétricos.

De onde vem a Radiação Gama - Descobrindo os raios gama

Uso Medicinal

Atualmente os raios gama são utilizados principalmente para esterilizar equipamento médico, para descontaminar alimentos visto que a irradiação gama mesmo a níveis baixos consegue eliminar organismos patogênicos.

Além do mais foram já criados procedimentos médicos utilizando os raios gama, nomeadamente uma técnica de radioterapia chamada teleterapia para tratar pacientes com câncer. Existe também um aparelho chamado Gamma Knife que é utilizado em cirurgias sem corte para extinguir tumores intracranianos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a De onde vem a Radiação Gama, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
De onde vem a Radiação Gama