Halloween

Como surgiu o Dia das Bruxas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 28 março 2019
Como surgiu o Dia das Bruxas
Imagem: kidstodo.com.au

No dia 31 de Outubro todo o mundo sai à rua com as fantasias mais assustadoras, as casas são decoradas com abóboras, aranhas e teias, fantasmas, morcegos, caveiras e outros objetos horripilantes, crianças batem nas portas pedindo travessuras ou gostosuras, é tudo preparado ao pormenor para uma das noites mais esperadas do ano. Mas, sabe como surgiu o Dia das Bruxas? Sabia que o Halloween já é comemorado há mais de 2500 anos? Saiba mais sobre a sua origem lendo o seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma fantasia para o Dia das Bruxas

Índice

  1. Origem do Dia das Bruxas
  2. Tradições de Halloween
  3. Símbolos

Origem do Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas ou Halloween em inglês, é uma tradição cultural norte-americana que surgiu entre os celtas à cerca de 2500 anos. O termo "Halloween" derivou da contração "All hallow's eve", que significa véspera de todos os santos, em inglês antigo. Desde a sua origem, que o Dia das Bruxas é celebrado no dia 31 de Outubro, data que marcava o último dia de verão no hemisfério norte. Os celtas acreditavam que, neste dia os mortos saiam dos cemitérios em busca dos vivos, para tomar o corpo deles. Para os assustar, os celtas decoravam as suas casas e ruas com objetos assustadores, como ossos, caveiras ou abóboras e também se fantasiavam de forma a conseguirem defender-se. O Halloween foi trazido para os Estados Unidos em 1840 por imigrantes irlandeses, mas hoje em dia já é celebrado um pouco por toda a parte, incluindo no Brasil.

Tradições de Halloween

Com o tempo, o caráter religioso relacionado à celebração do Halloween foi se perdendo. Sendo que hoje, a celebração do Dia das Bruxas está mais ligada à diversão e brincadeira e é bastante explorada por empresas e lojas relacionadas com festas. Ainda assim, são muitas as tradições que ainda hoje se mantêm, que consoante a cultura de cada país, podem mudar. Confira então as principais tradições nesta data:

  • "Trick or treat" ou "travessuras ou gostosuras" em português - crianças com fantasias assustadoras vão bater de porta em porta pedindo doces e balas. Se a pessoa não der doces, as crianças fazem uma travessura, como colocar papel higiênico na entrada da casa.
  • Uso de trajes típicos - pessoas usam fantasias terroríficas em festas, como de vampiro, fantasma, bruxa, zumbi, esqueleto, entre muitas outras assustadoras.
  • Brincadeiras típicas - uma das brincadeiras mais realizadas no Dia das Bruxas é o jogo das maçãs, que consiste em encher uma bacia de água e maçãs. Depois os participantes terão de tirar o maior número de maçãs com a boca.
  • Contar histórias assustadoras.
  • Assistir a filmes de terror.
  • Abóbora do Dia das Bruxas - as pessoas compram uma abóbora, retiram a parte interior e esculpem uma face assustadora. À noite é habitual acenderem uma vela dentro da abóbora.
  • Organizar festas à fantasia entre amigos e família.
  • Acender fogueiras.

Leia também: 100 nomes de bruxas - Significados e origens

Como surgiu o Dia das Bruxas - Tradições de Halloween
Imagem: blogdatl.wordpress.com

Símbolos

Os símbolos presentes nesta celebração são os seguintes:

  • Abóboras e velas - as abóboras simbolizam prosperidade e abundância, enquanto que as velas iluminam o caminho dos espíritos. Ao esculpir uma face na abóbora, simboliza o Jack O'Lantern.
  • Gato preto - simboliza a transformação. Os gatos pretos também estão associados a outras superstições, como serem uma fonte de azar e serem os espíritos de pessoas mortas.
  • Aranha - simboliza o destino.
  • Máscaras e fantasias - utilizadas pelos celtas para enganar os mortos.
  • Bruxas - são uma das principais simbologias desta celebração. Conta a história que as bruxas participavam em festas realizadas pelo diabo.
  • Maçã - símbolo de vida.
  • Vassoura - serve para simbolizar o poder feminino para limpar energias negativas e expulsar espíritos malignos.
  • Morcego - simboliza a visão que consegue ver para além das aparências.

Sugestão: Como fazer um chapéu de bruxa

Como surgiu o Dia das Bruxas - Símbolos
Imagem: coisasdeladdy.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o Dia das Bruxas, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: kidstodo.com.au
Imagem: blogdatl.wordpress.com
Imagem: coisasdeladdy.com
1 de 3
Como surgiu o Dia das Bruxas