Políticas de Direitos Humanos

Como surgiram os direitos humanos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como surgiram os direitos humanos
Imagem: oabce.org.br

Os direitos humanos concentram-se na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento este que reúne os direitos de todas as pessoas de qualquer país, a vários níveis tais como políticos, sociais e educacionais, entre outros. Sem esta declaração a ordem mundial seria um pouco mais confusa, mas sendo que ela existe qualquer cidadão, independentemente da religião, origem ou etnia, passa a ter direito a aspetos tão simples como a educação. Aliás, o primeiro artigo que consta nesta declaração diz o seguinte: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". Se pretende saber mais acerca deste documento, em especial como surgiram os direitos humanos, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Quais são os direitos humanos

Passos a seguir:

1

Apesar da concretização da Declaração dos Direitos Humanos ser relativamente recente, desde sempre houve uma noção do que era certo e errado e, consequentemente, do que era justo ou injusto para os seres humanos, no entanto de forma vaga.

2

Esta noção tem origem no pensamento religioso, principalmente do Cristianismo, que defende que todos os Homens são iguais perante Deus e que devem tratar o próximo como seu irmão.

Como surgiram os direitos humanos - Passo 2
Imagem: historiabruno.blogspot.pt
3

Mais tarde, já na Idade Moderna, os racionalistas reformularam essa questão e defenderam que todo o ser humano é naturalmente livre e dotado de certos direitos que não podem ser negados quando vive em sociedade.

4

Em 1776 os Estados Unidos da América emitiram a Declaração Americana da Independência, relacionada com a independência política face à Inglaterra, e onde estavam referidos os direitos naturais do Homem que o poder político deve respeitar.

Como surgiram os direitos humanos - Passo 4
Imagem: historiabruno.blogspot.pt
5

Em 1789 a França aproximou-se mais dos documentos que conhecemos atualmente tendo dado origem, após a Revolução Francesa, à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

6

Por fim, devido a um enorme e devastador acontecimento bélico ocorrido entre 1945 e 1948, que ficou conhecido como a 2ª Grande Guerra Mundial, os Estados envolvidos acordaram na criação da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a prevenir que novas atrocidades e tragédias fossem causadas à espécie humana, do qual foi exemplo o holocausto Nazi.

7

Assim sendo, a 10 de Dezembro de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas celebrou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Como surgiram os direitos humanos - Passo 7
Imagem: noticias.sapo.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiram os direitos humanos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: oabce.org.br
Imagem: historiabruno.blogspot.pt
Imagem: historiabruno.blogspot.pt
Imagem: noticias.sapo.pt
1 de 4
Como surgiram os direitos humanos