Outras aprendizagens de competência para a vida

Como ser o melhor aluno da turma

Como ser o melhor aluno da turma

Ter um bom desempenho na escola, colégio ou faculdade é muito importante. Além de melhorar a relação com os pais, os professores irão lembrar-se de você pelo seu destaque e empenho. Com isso, os educadores podem lhe dar recomendações que ajudarão em muito no seu futuro – seja na hora de candidatar-se para uma vaga em um curso ou até mesmo para conseguir um emprego ou estágio. Se você não sabe por onde começar, esse artigo lhe ajudará a entender como ser o melhor aluno da turma.

 

Também lhe pode interessar: Como organizar o tempo de estudo
Passos a seguir:
1

Seja sempre pontual. Isso mostrará que você está determinado a algo de verdade e está compromissado com o conhecimento. Além disso, as pessoas saberão que sempre podem contar com sua presença e dedicação, dois pontos que contarão muito a seu favor.

2

Seja responsável. Não deixe o que pode ser feito hoje para depois. Se o professor passou um trabalho ou a leitura de algum texto, procure fazer os dois. Lembre-se que o trabalho dele depende de você e que você depende dele. Ter uma relação mútua de dedicação e responsabilidade é fundamental para que esse trabalho seja um sucesso.

3

Não deixe para estudar apenas enquanto está na escola ou na faculdade. Procure ler sobre a matéria e fazer os exercícios que foram propostos e os que não foram também. Dessa forma, você estará exercitando o que foi aprendido e poderá comentar e trocar ideias com o professor quando ele falar sobre o assunto dentro de sala. Isso demonstra que você tem real interesse na vida acadêmica.

4

Não seja tímido. A base do conhecimento é a troca de ideias e perspectivas. Se você tem uma dúvida, pergunte. Se quiser comentar sobre algo que leu ou percebeu, comente. Se você for muito tímido, peça alguns minutos depois da aula com o professor para tirar dúvidas ou fazer algum questionamento. Mas lembre-se que essa não é a situação ideal. Afinal, a maioria dos professores tem uma agenda cheia e talvez ele não vai lhe dar a devida atenção por precisar dar outra aula. Sem dizer que a sua dúvida ou comentário pode ajudar outro aluno ou fazer crescer uma discussão bastante interessante dentro da aula, que ficará mais dinâmica e mais enriquecedora para todo mundo.

5

Faça mais do que foi pedido. Se os professores pediram um trabalho sobre determinado tema, tente ir além, sem se prender em uma única aplicação. Por exemplo, se pediram um trabalho sobre a pobreza no Brasil, disserte sobre isso e explore também a pobreza em outros países e continentes. Procure entender sobre a distribuição de renda, oportunidades de emprego, etc.

6

Não desafie ninguém, não diga que opiniões estão erradas, não se sinta superior intelectualmente. Além de ficar feio para você, as pessoas vão acabar se afastando do seu convívio e um bom relacionamento é muito importante para se destacar entre os alunos. Sem dizer que essas ações podem acabar lhe transformando em alguém que não aceita novas ideias ou opiniões e isso é muito ruim se você quiser ser o melhor aluno da sala e uma pessoa de grande conhecimento, seja em qual lugar for.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser o melhor aluno da turma, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Sofia Padilha
é isso ai vamos estudar muito olha que eu já estou estudando e voce de casa também tem que estudar muito vamoss estudar heeeeee eu amo estudar eu amo o mundo mas oque eu mais gosto de fazer é de escrever tchau
A sua avaliação:
Deyse Ketelyn
Foi muito util ao meu uso
A sua avaliação:
dario
gostei muito
Edna
Eu achei essas dicas não muito interessante.
Sofia Padilha
Porque em EDNA por que e só pra avisar...estudar é muitooo bom
Como ser o melhor aluno da turma