Treinamento militar

Como se proteger de gás lacrimogêneo

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Como se proteger de gás lacrimogêneo
Imagem: dn.pt

Quem participou em manifestações e agora se encontra na rua novamente brigando contra o aumento da passagem de ônibus ou qualquer outro motivo sabe o que acontece nas ruas, sabe que a policia ataca os manifestantes, repórteres ou vândalos, independente de quem esteja causando vandalismo ou não, quando se trata de gás lacrimogêneo quem está por perto pode ser atingido. Neste artigo vamos ensinar algumas coisas a se fazer caso seja atingido pelo gás, e como se proteger dos efeitos do gás lacrimogêneo.

Índice

  1. Como funciona o gás lacrimogêneo
  2. O vinagre neutraliza o gás lacrimogêneo?
  3. O que usar para se prevenir desses gases
  4. Em caso de ser atingido pelo gás lacrimogêneo

Como funciona o gás lacrimogêneo

Os proponentes desta arma química diz que, se usada corretamente, não deixa sequelas e não apresenta grandes riscos à saúde, isso é o que diz no site da oficial polícia estadual mas a verdade não é bem essa, primeiramente por que os gases quase nunca são usados corretamente. O gás geralmente irrita as vias mucosas, como as nasais e a garganta assim como os olhos, são nos olhos que se sente mais irritação, levando as vítimas atingidas a colocar a mão nos olhos ou tentar esfregá-los, o que piora ainda mais a situação pois espalha as substância aumentando a penetração.

Após a exposição do gás os olhos reagem, lacrimejando e gerando a sensação de irritação, e então ficam vermelhos e a córnea dilata embaçando a visão.

Como se proteger de gás lacrimogêneo - Como funciona o gás lacrimogêneo
Imagem: istoe.com.br

O vinagre neutraliza o gás lacrimogêneo?

No início das manifestações de julho foi espalhado um boato de que o vinagre tinha propriedades que neutralizavam os agentes nocivos dos gases. Mas este boato não passa de um mito, a verdade é que o vinagre pode até intensificar os agentes do gás em alguns casos, portanto, não é recomendado.

Utilizar panos sobre o rosto e a boca também não são recomendados, pois eles ficam impregnados com as substancias do gás e aumentam o tempo de exposição.

O que usar para se prevenir desses gases

Ao invés de usar panos para cobrir a boca ou o rosto, que prolongam os efeitos dos gases, o ideal é utilizar mascaras próprias para gás EPI, com filtros de carvão ativo, só elas realmente filtram o gás. Outra dica útil é levar óculos fechados nas laterais, como aqueles de mergulhador, pode parecer ridículo andar com um desses na rua mas vai te proteger muito bem.

Lembre-se, ao sair de casa rumo às manifestações, leve sempre água, além de todos os seus documentos que devem estar guardados junto ao seu corpo caso você seja apreendido por algum policial.

Como se proteger de gás lacrimogêneo - O que usar para se prevenir desses gases
Imagem: 2lancessport.blogspot.com

Em caso de ser atingido pelo gás lacrimogêneo

Primeiramente, afaste-se da área afetada pelo gás, procure algum lugar com circulação de ar, lave os olhos com água em temperatura natural (por isso é sempre importante levar água com você). Tente manter os olhos abertos em direção de onde vem o ar, não esfregue-os de jeito nenhum.

Ao chegar em casa, imediatamente coloque as suas roupas para lavar, elas ficam impregnadas com o gás assim como o seu cabelo, desta forma também é recomendado tomar um banho o quanto antes.

Como se proteger de gás lacrimogêneo - Em caso de ser atingido pelo gás lacrimogêneo
Imagem: mundoeducacao.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se proteger de gás lacrimogêneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: dn.pt
Imagem: istoe.com.br
Imagem: 2lancessport.blogspot.com
Imagem: mundoeducacao.com
1 de 4
Como se proteger de gás lacrimogêneo