Física

Como se forma uma tromba d'água

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se forma uma tromba d'água
Imagem: ensinodicas.com

As trombas d'água ou trombas marinhas são grandes vórtices com forma de funil que geralmente se formam no mar ou em costas oceânicas e são sempre ligadas a uma nuvem cumuliforme, ou seja, as nuvens de precipitação. As trombas d'água são mais comuns em ambientes litorais de clima tropical mas também ocorrem em locais de clima temperado como em alguns lugares da Europa ou grandes lagos da América central e do sul.

Neste artigo umComo te explica como se forma uma tromba d'água.

Também lhe pode interessar: Como se forma um tsunami

Índice

  1. Sobre a tromba d'água
  2. Como se forma
  3. Climas propensos
  4. Aumentando a intensidade
  5. A tromba d'água no oceano

Sobre a tromba d'água

Falando de forma científica o termo tromba d'água é um tornado que se forma sobre uma superfície liquida, captura umidade se locomove rumo ao continente, significado que é muito diferente do que conhecemos de forma popular: Uma chuva intensa restrita a uma determinada região.

A maioria das trombas d'água surge de nuvens carregadas e tempestuosas acima do mar e não são tão comuns no Brasil mas aparecem com frequência nos litorais da Flórida, onde o clima favorece o aparecimento dessas trombas durante todo o ano.

Mesmo com a sua aparência nada atrativa a tromba d'água não é tão perigosa quanto um tornado formado em terra. A tromba d'água não causa grandes destruições por que seus ventos chegam a um máximo de 80km/h enquanto os outros tornados podem chegar a 200km/h. Isso acontece por que o tornado é formado a partir da mistura de ar quente com ar frio, o que dá o efeito de redemoinho, como a tromba é formada na água, ela que não deixa o ar aquecer, limita a velocidade do tornado. Agora, como é frequente o aparecimento de não só uma mas uma porção de trombas d'água elas podem ser perigosas, pela quantidade.

Como se forma uma tromba d'água - Sobre a tromba d'água
Imagem: vanialima.blog.br

Como se forma

Na maioria das vezes a nuvem que forma a tromba d'água tem imensas dimensões, pode chegar a doze quilômetros de altura e dez de diâmetro. As corretes de ar mais quentes carregam a umidade obtida da água do mar para as camadas superiores da atmosfera, um equivoco é pensar que a tromba d'água é formada por água, mas na verdade são muitas gotículas de água e pequenos cristais de gelo que formam a sua composição, sendo que a maior parte não deixa de ser ar.

Climas propensos

Nas estações onde o clima é mais ameno como a primavera por exemplo, as camadas mais quentes e úmidas sobem e se chocam com as camadas opostas, mais frias e secas que geralmente se encontram em altitudes mais altas.

Entre as nuvens, esse choque faz gerar uma reação de espiral que é o primeiro fator, e o segundo é o aumento gradativo dos choques fazendo a espiral de vento aumentar de tamanho.

Aumentando a intensidade

O terceiro passo é quando a espiral consegue dimensão suficiente para atingir a superfície do mar, levando mais umidade para o centro do espiral, que se chocam com os minúsculos cristais de gelo das nuvens tempestuosas.

E agora com um tornado de aproximadamente um quilômetro de altura e cem metros de diâmetro começa a avançar rumo ao continente perdendo sua força quando entra em contato com grandes construções como prédios, se for o caso.

Quanto a espiral entra em contato com a civilização o máximo que ela pode fazer é arrancar alguns galhos de arvores e telhas das casas, ou talvez lançar um carrinho de pipoca ao ar mas não tem capacidade de levantar pessoas. Quando ela se desfaz, provoca uma chuva rápida e intensa mas apenas na área do tornado. A maioria desses tornados não dura mais que 20 minutos depois que chega em terra.

A tromba d'água no oceano

A tromba d'água é mais perigosa no oceano do que em costas, quando for o caso de alguma embarcação estar por perto no momento. Além do fato de elas ganharem mais força em alto mar ela também pode surpreender algumas embarcações com seus ventos de quase 80km/h.

Barcos a motor podem desviar da tromba d'água, uma vez que ela se locomove a cerca de 20km/h mas pequenas embarcações ou barcos à vela ou remo podem enfrentar problemas maiores, podendo virar e/ou perder componentes de sua embarcação.

Como se forma uma tromba d'água - A tromba d'água no oceano
Imagem: veleirotingua.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se forma uma tromba d'água, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ensinodicas.com
Imagem: vanialima.blog.br
Imagem: veleirotingua.blogspot.com
1 de 3
Como se forma uma tromba d'água