Judaísmo

Como saber se sou descendente de judeus

Como saber se sou descendente de judeus
Imagem: anussim.org.br

Grande parte das pessoas não têm preocupação nenhuma sobre sua ancestralidade, não se interessa em saber sobre suas raízes e, consequentemente, saber exatamente qual a identidade de sua família. O que pouca gente sabe é que grande parte dos brasileiros tem descendência judáica. E isso não é analisado pelo tamanho dos dedos do seu pé ou pela cor dos seus olhos, muito menos através de um exame de DNA. Essa é uma busca que deve ser feita em seu caráter pormenor e muito bem analisada para saber exatamente qual é sua linhagem familiar. Em umComo, você aprenderá a investigar se seus ancestrais eram ou não judeus e, assim, saber quais são suas origens.

Também lhe pode interessar: Como se tornar Judeu

Índice

  1. A presença de judeus no Brasil
  2. Os sobrenomes judeus
  3. Outras possibilidades

A presença de judeus no Brasil

Durante a Idade Média, a Igreja Católica julgando errônea a prática da religião judáica, perseguiu e matou muitos judeus (período da Inquisição, onde os judeus eram queimados em fogueiras). Alguns deles mudaram seu sobrenome para fugirem da inquisição e, consequentemente, não serem pegos e mortos. Essas pessoas de origem judáica foram obrigadas a converter-se à fé da Santa Cruz e passaram a praticar o judaísmo oculto. Mas, essa é uma parte que não está presente nos livros de história. Acredita-se que grande parte dos judeus tenha se erradicado no Nordeste brasileiro e, assim como os portugueses, ajudaram na formação e expansão do Brasil Colônia.

Os sobrenomes judeus

Uma das primeiras coisas que deve ser feita é a pesquisa pelos sobrenomes judáicos. O sobrenome é uma boa pista para apontar qual a ancestralidade de alguém. Essa pesquisa pode ser feita através de alguns sites. Mas, é bom ter em mente que apenas o sobrenome não irá garantir que seus ancestrais eram judeus. No entanto, pode servir de ponto de partida para uma procura bem mais minuciosa.

Registros históricos mostram que aqueles que se converteram ao catolicismo, para escaparem da morte, encontravam-se em grande número nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Desses, a maioria foi presa e morta. Figurando entre seus sobrenomes: Corrêa, Valle, Cunha, Sá, Mendes, Ribeiro, Nunes, Costa, Henriques e Mendonça. Dessa forma, quem tem algum desses sobrenomes tem grandes chances de ter uma origem judáica.

A pesquisadora Anita Novinsky escreveu algumas obras onde aponta algumas curiosidades sobre a religião judáica e sua difusão pelo Brasil. Nessas obras, ela aponta alguns sobrenomes que, de acordo com ela, podem indicar a origem judáica de muitos ancestrais, dentre eles: Aguiar, Araújo, Azevedo, Albuquerque, Batista, Botelho, Campos, Castro, Correia, Dias, Duarte, Faria, Fernandes, Freitas, Gama, Gois, Gonçalves, Lemos, Lopes, Medeiros, Mendes, Oliveira, Paiva, Pessoa, Pimentel, Quaresma, Rego, Ribeiro, Rodrigues, Saraiva, Soares, Teixeira, Vasconcelos e Veloso, por exemplo.

Como saber se sou descendente de judeus - Os sobrenomes judeus
Imagem: judeusdobrasil.blogspot.com

Outras possibilidades

  1. Pessoas com sobrenome de animal (Coelho, Leão, Carneiro), fruta (Lima) ou árvore (Pereira, Oliveira) têm grandes chances de terem descendência judáica.
  2. Há quem diga que quem tem nariz grande e com um grande calo ósseo é descendente de judeu.

    Devido ao grande número de judeus presentes advindos de Portugal para o Brasil, durante sua colonização; e devido à miscigenação das raças brasileiras, há quem ouse arriscar que a pergunta correta não seria a de quem descende de judeus, mas quem não descende.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou descendente de judeus, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
192 comentários
A sua avaliação:
pereiraanapaula@85gmail.com
Boa Tarde ! Gostaria de saber se sou descendente de judeus o que tenho que fazer pra tira essa duvida ?
A sua avaliação:
Silmara Rubini Pacagnela
Quero saber se tenho descendencia judaica
A sua avaliação:
João Pedro
Sou descendente de Holandeses Judeus que vieram para o Brasil no periodo colonial, eles montaram comunidades e viveram isolados no Sertão Nordestino devido a Guerra Luso-Holandesa, muitos abandonaram seus nomes e sobrenomes de origem e consequentemente abandonaram sua religião e tradição para que a Coroa Portuguesa não os capiturassem e os matassem,tenho fortes caracteristicas judaicas, me pergunto se posso ser considerado Judeu pela questão genetica.
A sua avaliação:
leonardo couto
Olha eu tenho ascendência de fato mas de modo difuso com alguns sobrenomes como o Couto no qual houve casamento misto e apadrinhamento além de entrocamentos causando uma certa confusão tenho parentesco com Couto de origem judaica como de etnia não judia e ao mesmo tempo tem Couto que nada tem haver comigo,o meu Couto é do Norte de Portugal e Açoriano porém tem em outras regiões sou estou discutindo o país raiz quanto ao sobrenome que de fato me assegura de modo escancarado a minha origem cristã nova não meu considero judeu mas tenho sementes e isto não nego é Sarzedas da minha antepassada Maria de São José de Sarzedas cujo os pais são de origem judaica da cidade fronteiriça de Portugal com a Espanha em Porto Alegre PT e no castelo de Vide encontra o nome de meus avós Balthasar Fernandes e Catharina Martins reciprocamente mãe e filho e ai pensei pode ser homônimo mas averiguei uma quantidade de Carilhos,Vaz,Carvalho,Fernandes e Sarzedas na região estou observando relacionamento dentre os sobrenomes com a localidade,mais tarde Maria São José é brasileira de Betim mais especificamente nascido em 1730 nem o gen Minas sabia o nome do marido Tenente João Pinto Coelho provável ligação com a família do Barão de Coquais que tem ligação com Luz MG terra do meu avô mas isto é outra história não vem como que descobri lendo o testamento da minha avó falando sobre os pais que ainda teve outro filho ligando ao sobrenome aos bandeirantes especialmente a família Camargo e outros são gente de Pitangui,e de outras partes do estado,o nome do irmão era Albino ou Albano José Pinto Coelho,descobri isto de modo inusitado é a minha ascendência menos difusa que tenho na verdade transformou uma família antiga portuguesa Costa Guimarães numa Costa Guimarães de fato judia sefardita através de Joaquina Antunes Faria a esposa do capitão Amaro que desconfio apesar da origem da família acredito que ele foi fruto de um casamento misto secreto mas não tenho certeza a única certeza é pelo lado desta minha avó do lado da minha linhagem materna.
A sua avaliação:
Raimundo nonato falcão da silva
Shalom paz! Assistir algumas de suas live, também uma com Aline fiquei muito maravilhado, confesso que em alguns momentos chorei nem sei porque! Gostaria de saber sobre minha árvore genealógica! Meu avô nasceu na região sobral ceará, meu nome Raimundo nonato falcão da Silva, minha mae Raimunda falcão da Silva, meu avô Manoel marinho falcão , meu bisavô Francisco marinho falcao, meu avô nasceu em 1982 e faleceu 102 anos ele tinha espírito de nomande nunca fica em um mesmo local por muito tempo, minha avó não deixava varrer a casa de dentro pra fora não comia carnes de porcos em dias considerado santo principalmente dia sexta feira, ela também tinha o costume de cobrir os espelhos e imagens sacras pelo um mês inteiro na época da semana Santa pois ela era católica, se o Sr poder me ajudar gostaria muito, nome da minha avó aguida soares da silveira falcão, att rodo falcao
A sua avaliação:
maria
minha bisavó era judia se chamava Maria Ferreira Paiva, fora casada com um judeu, ficou viuva, nao era brasileira, chegou ao brasil cosou-se com um portugues Joaquim, do primeiro casamento teve minha avo Cacilda ferreira paiva, que quando adulta casou-se e teve minha mae Maria ferreira Amaral... Certeja eu ja tenho que minha famila é de ascendencia judaica, porem, procuro por evidencias, ja estou a 2 anos pesquisando...a familia se recusa a falar...
A sua avaliação:
ISMAE TUBAROSKI
gostaria de saber se sou ou não dessedente de judeus
A sua avaliação:
DANIEL ROCHA NOGUEIRA
O nome Nogueira é descendente de judeus?
A sua avaliação:
maria martins
meu visavo viveu nos anos 1780 casou na minha terra mas nao era de la nunca disse donde vinha ou quem era a familia dele pais irmaos ou outra familia nos agora sabemos que veio de leiria nos pensamos que ele era judeu por isto ele era rico emprestava dinheiro as pessoas tinha vinhas fazia muito vinho e vendia comprou tudo quando chegou la ja tinha educacao escolar nesse tempo os judeus tinham que se esconder das outras pessoas porque eram presos e mortos minha avo dizia que ele era um homem muito bom o seu nome era manuel serafim casou no concelho de torres novas agradeco como e que alguem me pode ajudar
A sua avaliação:
Américo Paulino de Lima Freitas
Serei descendente de Judeus?
A sua avaliação:
Lucas
O meu nome completo é Lucas Alves Pereira.Tenho chances de ser descendente de judeus?
george wendel paulino da conceição
Sim possivelmente sim,mas não só o sobrenome defini se voce é ou não,entanto é um grande passo para ser
Jose Antonio Galvão
Olá, pesquisando a genealogia da minha família descobri um costume de casar entre parentes (endogamia).
Joaquim Alves Galvão 1840 , meu trisavô materno era primo de Manoel Galvão de Lima 1830., meu trisavô paterno.
Joaquim Alves Galvão casou com uma parenta, Tereza Alves de Oliveira Galvão. Seu filho Inácio Alves Galvão casou com uma prima, Levina Matias Galvão, mas ficou viúvo. Sua segunda esposa foi a cunhada, Maria Matias Galvão.. seu filho Jose Alves Galvão casou com a parenta Laura Lopes de Oliveira Galvão mãe de Maria Eunice Alves Galvão que casou com seu parente Daniel Galvão de Lima meu pai.. Esse costume ocorria tanto no lado materno como paterno.. O meu tio bisavô paterno Josino G. de Lima arranjou uma moça entre a parentela para casar com o meu avô Antonio Galvão de Lima, o nome dela era Sephizia Torres Galvão . Talvez o sobrenome Galvão oculte alguma ancestralidade judaica..
A sua avaliação:
Mariana Baia Botelho
Eu sempre tive dúvida sobre se eu era judia ou não, e isso tem mexido comigo. Meu pai é de Minas Gerais, Atenodório Antônio Botelho, e minha mãe Rosana Maria de Oliveira Baia, nascida aqui onde nasco, Barra Mansa-RJ. Vou falar com um rabino possivelmente semana que vem também, mas nunca tive contato com minha família e nem tenho condições de pesquisar em cartórios (dinheiro para isso), queria ajuda. Eu sinto algo sobre isso! Espero que possam me responder algum dia.
Mari.
Vladimir Costa Soares
Gostaria de saber se sou descendente judeu.
Elias Florentino
Faça o teste de DNA de origem é a única tecnologia de ponta que vai te dar a exatidão se você é ou nao
fernando goldenstein
queria saber se dos meus descendentes
Fernando de Miranda Gomes
queria saber se sou descendente de judeu , gostaria de ter a cidadania portuguesa obrigado.
Thiago Lima Rodrigues
Meu nome é Thiago Lima Rodrigues, como saber se eu sou judeu?
josefina monteoliva lourenço
gostaria de saber a descendencia de minha avó materna
Cleonice Fernandes Costa
Olá. Estou fazendo a genealogia de minha família, mas até agora não consegui saber de onde vieram meus ancestrais. Meu tetravô se chamava Antonio Fernandes Patez, se casou com uma índia, ela tinha o apelido de Dindinha, eles tiveram só um filho o meu trisavô Manoel Fernandes Patez, que casou-se com Maria Brasida de Andrade, moravam em Condeúba, Bahia. Gostaria de saber se há a possibilidade de os mesmos serem judeus ou novos cristãos, vindos talvez da Catalunha, Espanha. Grata. Cleonice
Dorival Gonçalves de Oliveira
Se alguém puder me ajudar , gostaria de saber se sou de ascendência judaica Meu pai se chamava hilário Gonçalves de Oliveira , filho de Manoel gonsalves de Oliveira . Nascido em João Pessoa na Paraíba ,de decência portuguesa . Que elohim me ajude e abençoe a você que me ajudar nessa buscaD
Imagem: anussim.org.br
Imagem: judeusdobrasil.blogspot.com
1 de 2
Como saber se sou descendente de judeus