Outros Construir uma família

Como saber se estou preparado para ser pai

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se estou preparado para ser pai

Ter filhos é uma grande responsabilidade que muda a vida, por isso tem que pensar nisso muito seriamente. Escolher o momento apropriado não é fácil, pode ser que a economia ajude, que sua parceira não seja a apropriada, que seu trabalho absorva muito tempo, ou que valorize muito seu espaço pessoal. A realidade é que deve ter tudo muito em conta, porque seu futuro filho notará essas carências. Em umComo.com.br vamos contar para você como saber se está preparado para ser pai.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou preparada para ser mãe

Passos a seguir:

1

Para começar, deve saber reconhecer se é o momento adequado para o fazer. Muitos casais querem esperar até que as condições sejam ideais, ou seja, quando as condições profissionais, emocionais e econômicas sejam propícias. Mas deve ser realista, tudo pode mudar em qualquer instante, por isso esperar que tudo se alinhe para ter filhos pode não ser o melhor. Se é dos homens que quer ter tudo controlado, pode ser que não esteja preparado para ser pai porque a vida é imprevisível e ter descendência é uma carreira de obstáculos.

2

Há homens que sempre desejaram ser pais, outros veem as crianças com certa frieza e há inclusive outros que nem sequer o consideraram. Se seu interesse pela paternidade é recente, é possível que se pergunte se é o que realmente deseja. Também é verdade que, se já tem a vida construída, ou seja, com um bom emprego, com uma relação satisfatória, uma boa casa, com hobbies, amizades, pode ser complicado tomar a decisão porque um filho muda tudo. Deve ser consciente de que um bebê fará você perder espontaneidade e liberdade e para muitos homens é algo difícil de assimilar.

Como saber se estou preparado para ser pai - Passo 2
3

É conveniente que considere os prós e contras para saber se é o momento de ser pai porque, apesar dos problemas, criar uma vida tem muitas satisfações também. A paternidade é uma grande experiência vital, mas tem o seu lado negativo: noites sem poder dormir, barulho, falta de tempo livre e uma grande variedade de imprevistos que vão pôr você à prova a todos os níveis. Mas com o passar do tempo tudo o que parece preocupante, será enriquecedor. Tudo tem muitos pontos de vista, mas se a ideia pressiona bem mais do que encanta, talvez não esteja preparado para este grande passo.

4

A paternidade significa uma grande mudança na sua vida. Sua parceira passará 9 meses grávida e sofrerá muitas mudanças que você também sofrerá. Deve pensar se tem alguma experiência com crianças e se foi agradável, se não se sentiu à vontade rodeado deles, pode ser que não seja o momento de ter filhos.

Outro fator que deve ter muito em conta na hora de saber se está preparado para ser pai é que a paternidade vai afetar muito a vida em casal por isso, se para você sua relação é prioritária, pode ser que ser pai não seja para você. Quando uma criança chega, tem muitas necessidades que ficarão em segundo plano na relação e se não está disposto a que isto seja assim, talvez deva deixar este plano para outro momento.

Como saber se estou preparado para ser pai - Passo 4
5

Se é um homem que desfruta muito da sua profissão, deve considerar muito seriamente que ter filhos é como um trabalho de 24 horas, portanto, se sua carreira é estressante e exigente, é possível que não tenha tempo real nem energia para enfrentar esta mudança vital. Pense se poderia combinar seu trabalho e a paternidade.

À parte do trabalho, pense no seu tempo livre, porque terá que adequar sua vida social à de seu filho. Parece possível? Ou a ideia não lhe parece nada agradável? Responda a estas perguntas e certamente terá mais claro se está pronto para ser pai.

6

E por último, um ponto crucial para saber se está preparado para ser pai é ter a estabilidade econômica necessária para enfrentar esta experiência. A crianças não vêm com um pão debaixo do braço, requerem muitas coisas para serem criados e tudo isto, sem dinheiro, é impossível. Terá que planejar seu dinheiro para ver se é factível, avalie também sua situação econômica para ver se está preparado neste sentido para a paternidade.

Confira também o nosso artigo sobre como saber se estou preparada para ser mãe, para saber se sua parceira está ou não preparada para dar este grande passo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou preparado para ser pai, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se estou preparado para ser pai