Outros Construir uma família

Como saber se estou preparada para ser mãe

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 junho 2019
Como saber se estou preparada para ser mãe

Ser mamãe é uma das decisões mais importantes que uma mulher pode tomar em sua vida. Não é apenas necessário sentir o desejo, que não é inerente ao fato de ser mulher, pois existem muitas mulheres que nunca o chegam a ter, mas também é um ato de responsabilidade, um compromisso que durará toda a vida. É importante saber se quer dar esse grande passo e, sobretudo, ter claro que a partir do momento que ficar grávida, terá uma pequena pessoa que vai depender de você completamente.

Se você se propôs a ser mãe e ainda tem algumas dúvidas, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos dar-lhe alguns conselhos para saber se está preparada para ser mãe. Reflexionando e meditando sobre esta decisão com tranquilidade, sinceridade e serenidade, descobrirá se realmente está pronta para dar vida.

Também lhe pode interessar: Como saber se estou preparado para ser pai

Passos a seguir:

1

Ser mamãe não requer experiência prévia, nem um título, nem um certificado, mas é uma decisão importante que requer sinceridade, tranquilidade, desejo e compromisso. Ser mãe implica ser responsável, ter tempo, ter vontade. O despertador biológico, com frequência, desempenha um papel importante. Não devemos esquecer que a reprodução é uma das funções básicas do ser humano, por isso muitas mulheres em certa idade são atingidas pelo desejo de se converterem em mães.

2

No entanto, para ser mamãe deve estar preparada emocionalmente. É uma decisão importante, assim, em primeiro lugar deverá ser sincera com você mesma, saber se realmente o deseja, se está disposta a compartilhar, a renunciar o seu próprio tempo para se dedicar a esse pequeno ser. Porque ser mãe não é apenas um passatempo, é uma responsabilidade e um compromisso para toda a vida.

Como saber se estou preparada para ser mãe - Passo 2
3

Repetimos que o desejo de ser mamãe é fundamental para saber se uma pessoa está preparada para a maternidade ou não. Hoje em dia há múltiplas possibilidades que permitem ter um bebê, mas se você se encontra em um relacionamento, é importante que a decisão seja consensual e querida por ambas as partes. Pode ser que a mudança corporal seja apenas você a sofrer, como mulher, mas a vida ficará alterada para os dois. Um bebê é uma alegria, mas envolve uma reestruturação da vida livre porque, como dissemos, supõe uma responsabilidade e um compromisso. Têm vontade de viver essa aventura?

Em umComo damos a você outros conselhos para saber se estou preparado para ser pai.

4

Analise seu contexto para tomar essa decisão. Ter um bebê envolve uma despesa, por isso deve pensar se o meio é favorável para que a criança cresça coberta pelas necessidades básicas. Lendo assim pode parecer um pouco frio, mas não se deve esquecer que é uma realidade. Somar mais um membro à família exige uma mudança na economia doméstica.

5

Não se force. Se sente que não é o momento, não tente ser mãe "porque é hora". Cada pessoa é diferente e cada casal também. Talvez não tenha chegado sua vez e, talvez, não chegue nunca, porque sua decisão é não ser mamãe. Não se deixe influenciar sobre os estigmas sociais porque é você que deve decidir se quer ter tal responsabilidade ou não. Por isso convidamos você a refletir para tomar uma decisão baseada na sua autenticidade e suas aspirações. Se quer ser mamãe deverá sê-lo de forma consciente, plena e responsável.

Como saber se estou preparada para ser mãe - Passo 5
6

Se quer ser mãe solteira, a decisão só dependerá de você, de se você se sente com vontade e força de se lançar a esta aventura sozinha. E para isso deverá ser principalmente estável emocionalmente. Caso tenha um parceiro, devem pensar se a relação de vocês é forte e sólida para construir uma família com os pilares necessários.

Tirem da cabeça que uma criança é a solução para uma crise porque a única coisa que conseguirão é machucar um bebê. Lembre-se que seu filho ou filha deverá viver em um meio estável, cheio de afeto, carinho e amor.

7

Sejam conscientes de que ter um bebê implica outras responsabilidades. Não estamos a dizer que se têm que fechar em casa e não sair, mas sim que a vida mudará: novos horários, novas rotinas, menos espaço individual e, inclusive, menos intimidade. Por tudo isso é imprescindível o consenso entre o casal, pois precisarão renunciar a algumas coisas. O bebê se converterá no centro de suas vidas e em sua máxima prioridade.

8

O desejo de ser mamãe não afeta todas as mulheres por igual. Se realmente está sentindo, provavelmente está mais do que preparada para ser mãe. Não se assuste, é normal ter dúvidas, trata-se de uma experiência desconhecida que dá respeito pela responsabilidade que envolve. No entanto, é um mundo precioso do qual aprenderá à medida que entrar nele. Como dissemos, não existe um manual nem um certificado de ser mamãe, mais do que a vontade e a boa vontade que puser.

9

Antes de se iniciar na aventura da maternidade é hora de responder com sinceridade a esta pergunta: estou preparada para ser mãe? Saberá se a ideia emociona você, mexe com você, se sente vontade, se sente alegre e energia para enfrentar este novo futuro. Mas se a ideia provocar ansiedade, inquietar você, perturbar, pressionar ou transbordar, é melhor tomar um tempo antes de dar este passo importante. Se acha que agora mesmo existem outras prioridades na sua vida, é melhor deixar passar um tempo antes de entrar na maternidade.

Como saber se estou preparada para ser mãe - Passo 9
10

Trazer um bebê ao mundo não é nada fácil, mas não duvide de que pode ser o melhor presente. Qualquer mulher é capaz de ser mamãe, não duvide de si mesma. Mentalize-se que uma gravidez é um processo, não uma doença, que você continuará sendo mulher acima de tudo. De que é necessária a constância, a paciência e a responsabilidade, mas que pode seguir desfrutando da vida junto do seu bebê. Se se sente segura do passo que vai dar, nada pode correr mal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou preparada para ser mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se estou preparada para ser mãe