Diferenças culturais

Como respeitar as diferenças culturais

Como respeitar as diferenças culturais

Respeitar as diferenças culturais é muito mais do que não fazer comentários ignorantes. Também significa participar nos eventos relacionados com essa cultura e fazer parte dos costumes e tradições ao redor dela. A educação é a chave para entender a cultura de outra pessoa, e para encontrar o caminho do diálogo inteligente sobre as diferentes culturas que compõem este quebra-cabeça que é a população mundial.

Também lhe pode interessar: Tradições culturais da África

Passos a seguir:

1

Inclua também pessoas de outras culturas nas atividades e acontecimentos da sua própria. Uma das formas de conseguir que alguém respeite sua cultura é fazer com que essa pessoa considere que pode interagir com a sua também. A inclusão é uma parte importante do respeito quando se trata da mistura de culturas. Por exemplo, se você vai a uma igreja típica do sul, convide um amigo seu do norte para vir com você e participar. Não é só uma nova forma para o seu amigo experimentar sua cultura religiosa, mas para ter uma ideia também de como a cultura é.

2

Faça perguntas se não sabe alguma coisa. Nunca assuma que as coisas em outras culturas são diferentes da sua. A maioria das pessoas prefere fazer uma pergunta sobre outras culturas antes de chegar a suas próprias ideias ou conclusões, que podem ser erradas. Quando perguntar algo, faça-o com respeito. Não fale algo como "por que vocês fazem isso ou aquilo?" Ao invés disso, tente por exemplo "eu percebi que você faz isso de uma forma diferente da minha. Você poderia me dizer por quê? É algo comum na sua cultura?"

3

Mantenha os julgamentos e opiniões sobre outras culturas para si mesmo. Por exemplo, você pode não gostar do fato de que na maioria das culturas asiáticas comer carne de gato seja normal, mas você não pode julgar seus hábitos culinários. Diferente não significa automaticamente ruim. Se não estiver de acordo com alguma coisa, é sua opinião. Mas para ser respeitoso com outras culturas e seus costumes, guarde essa opinião para você mesmo.

4

Mantenha-se informado, para não ignorar informação básica sobre outras culturas. Isso é ainda mais importante se você planeja viajar com alguém que é de outra cultura ou de outro país. A Internet tem uma grande quantidade de informação correta disponível, o que é uma oportunidade para conhecer dados sobre outras culturas e ter informação prévia sobre ela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como respeitar as diferenças culturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos

  • Respeitar as diferenças culturais é básico para viver corretamente na sociedade, seja esforçado para que todos possamos viver melhor.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
julio cesar valente rodrigues
Perfeito este artigo. Eu não sei de onde sai tanta asneira e prepotência das pessoas quando se deparam com culturas diferentes. Eu já viajei para vários países exóticos, principalmente na Ásia, e sempre as perguntas são sobre a miséria, pobreza, sujeira, mau cheiro, comem bichos, etc,,,,,,, Como se aqui não houvesse ou eles ignoram achando que mesmo os nossos excluídos são melhores; Voce pega uma cultura árabe e diz coitadas das mulheres cobertas até o pescoço etc, etc, Assim para eles também vêem nossas mulheres como coitadas quase peladas, expotas a frente de todos na rua???? São diferenças culturais mas que alguns não tem a educação de respeitar ou refletir sobre elas.
maryah
adorei !!! Eu que fui casada com um libanes hoje viuva vivi no Oriente Médio tenho que ficar ouvindo gracinhas ou perguntas ridiculas do tipo: Nossa voce não sofria? Me irrita tanto isso , as pessoas tem mania de julgar sem saber de nada .Conheça a cultura enquanto pensarmos dessa maneira tão preconceituosa o mundo jamais irá encontrar a tão sonhada paz e união entre os povos . Eu tive a felicidade de viver muito bem e feliz sim , fui muito amada e querida .Até hoje ja oito anos depois da viuvez guardo com carinho várias lembranças e momentos felizes . Gente ruim tem em todo o lugar e gente boa também .
rayane mangueira do santos
eu acho que devemos apoiar mais as pessoas que sofrem isso. uma pergunta. como acabar com o bullyng
Como respeitar as diferenças culturais