Resolver equações

Como resolver uma regra de três simples

Como resolver uma regra de três simples

Se a matemática sempre lhe causou problemas mas quer dominar algumas ferramentas básicas e práticas, a regra de três simples com certeza que irá ajudá-lo em muitas ocasiões. Não requer muito tempo nem informação e o resultado será útil por exemplo se formos fazer compras ao supermercado ou quisermos calcular o tempo para chegar a uma estação mais próxima. Neste artigo de umComo explicamos passo a passo como resolver uma regra de três simples.

Também lhe pode interessar: Como resolver uma equação de primeiro grau

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve ter em conta para resolver uma regra de três simples será a relação entre as variáveis, onde A é o B e que C é o X.

Como resolver uma regra de três simples - Passo 1
2

Então o que devemos tentar fazer é encontrar o valor x, o valor da incógnita. Para isso, será necessário ter em conta a relação anterior e multiplicar as variáveis em cruz e dividir pela variável que ficar.

Como resolver uma regra de três simples - Passo 2
3

Desta forma, devemos resolver a seguinte equação para resolver a regra de três simples que tínhamos no início.

Como resolver uma regra de três simples - Passo 3
4

Para que entenda melhor como funciona e como pode usar esta regra, vamos imaginar que 3 kg de maçãs custam $7,55, então quanto custariam 4,5 kg de maçãs?

Como resolver uma regra de três simples - Passo 4
5

Desta forma, aplicamos o que acabamos de ver e devemos multiplicar os 4,5 kg por $7,55 e dividir o resultado pelos 3 kg, para assim saber o valor de x que neste caso corresponde ao preço que procuramos saber.

Como resolver uma regra de três simples - Passo 5
6

Realizamos as operações e o resultados dá-nos $11,325 e, ao se tratar de uma moeda, devemos arrendondar os decimais. Por isso, arrendondamos o segundo decimal para cima porque o último decimal é igual ou superior a 5, ou seja, assim obtemos como resultado: $11,33.

Como resolver uma regra de três simples - Passo 6
7

Deste modo, podemos dizer que 4,5 kg de maçãs têm um preço de $11,33.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver uma regra de três simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Só tem que se lembrar bem da fórmula para isolar o X ou a incógnita. A partir daí, pode aplicá-la a problemas do tipo de cálculo de preços ou tempo, entre outros.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Bruno
Achei realmente incrível seu conteúdo!

Conforme eu estava lendo o post, tive uma ideia: ele ficaria mais completo ainda se
tivesse também uma calculadora de regra de três, acho que poderia ser bastante útil para seus leitores.

Como eu possuo um amigo que possui um site com calculadoras, e por coincidência tem uma calculadora de regra de três disponível no site, para mim seria um prazer contribuir com seu artigo.

Se tiver interesse, só me avisar e te mando.
A sua avaliação:
RUTHARAUJO DE CASTRO
estou precisando de ajuda, por favor
1 de 7
Como resolver uma regra de três simples