Como preparar uma boa Mise en place


Como preparar uma boa Mise en place

Mise en place (MEP) significa textualmente em francês "colocar no lugar". Este termo emprega-se especialmente em questões de restauração; significa preparar, dispor de todos os elementos necessários para uma determinada tarefa ou trabalho. Pode-se utilizar no âmbito da cozinha, pastelaria, sala, limpeza, etc. Mas a precedência é gastronômica, deu-se nos tempos antigos até ao dia de hoje e continua-se a aplicar e a melhorar.

Instruções
  1. Passo 1 de 6 - <p>Em qualquer caso, a MEP &eacute; fundamental, uma vez que &eacute; a "ante-sala" de qualquer prato. Consiste em ter preparado, antes de come&ccedil;ar a tarefa, tanto os ingredientes a utilizar como os utens&iacute;lios a manusear. Por exemplo, se for preparar um bolo, a MEP deveria ter todos os ingredientes necess&aacute;rios j&aacute; pesados e/ou picados, colocados em diferentes recipientes, de forma a quando necessitar deles, apenas tenha de agarr&aacute;-los e adicion&aacute;-los &agrave; massa. </p>

    Em qualquer caso, a MEP é fundamental, uma vez que é a "ante-sala" de qualquer prato. Consiste em ter preparado, antes de começar a tarefa, tanto os ingredientes a utilizar como os utensílios a manusear. Por exemplo, se for preparar um bolo, a MEP deveria ter todos os ingredientes necessários já pesados e/ou picados, colocados em diferentes recipientes, de forma a quando necessitar deles, apenas tenha de agarrá-los e adicioná-los à massa.

  2. Também deveria de conter os utensílios que vai necessitar, como a batedeira, o recipiente onde colocará o bolo, etc. Se vai cozinhar uma paella, a preparação da MEP consistirá em lavar o peixe todo, picar os ingredientes do refugado, pesar a quantidade de arroz que vai utilizar, etc.

  3. Se utilizarmos o termo MEP para um serviço de sala, estamos a referir a preparar tudo o que é necessário antes do serviço: desde a linha de pratos para os cafés, às colheres, aos copos, rever as xícaras e os copos para os clientes, os ingredientes para fazer coquetéis, ter os talheres limpos, toalhas bem passadas, lixos preparados, etc.

  4. Em casa, pode considerar a parte da MEP a preparação dos pratos, copos e talheres que vai colocar na mesa para o jantar, a toalha de mesa e o serviço de café.

  5. A MEP, a parte de preparar e deixar prontos todos os ingredientes necessários, está bastante unida a um conceito de organização mental, desta forma estamos sempre a um passo à frente no momento em que comecemos a trabalhar, se fizermos a MEP.

  6. Uma boa Mise en place garante-nos que a posterior consigamos evitar os imprevistos, os atrasos... Isto trará mais segurança e eficácia no serviço, para ir no momento certo, o qual faz com que se possa trabalhar mais relaxado e se desfrute o momento.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como preparar uma boa Mise en place, recomendamos que entre na nossa categoria de Protocolo.
Conselhos
  • Embora pareça um termo que apenas os restaurantes podem utilizar, aconselhamos-lhe que a partir de hoje mesmo o ponha em funcionamento em vossa casa, no dia a dia, não precisa de ser em eventos especiais. Dará conta que será muito melhor preparar tudo antes de começar a tarefa.
  • Para poder organizar-se melhor na Mise en place, é muito importante ter claro o que vai cozinhar e para quantas pessoas.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como preparar uma boa mise en place:


Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom