Aprender e falar francês

Como pôr o acento circunflexo em francês

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 junho 2019
Como pôr o acento circunflexo em francês

A ortografia francesa é difícil porque nem sempre responde a regras fixas que correspondam a uma pronúncia concreta na língua falada. Um dos aspectos da ortografia francesa que mais problemas apresenta é o acento circunflexo que inclusive os franceses nativos às vezes não sabem quando usá-lo. Hoje em dia os corretores automáticos de nossos computadores têm resolvido em parte o problema da ortografia, mas nem sempre escrevemos no computador e se queremos dominar o francês escrito e sua ortografia, independentemente de nosso computador, temos de ter algumas noções sobre quando colocar o acento circunflexo. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como pôr o acento circunflexo em francês.

Também lhe pode interessar: Como formar o plural em francês

Passos a seguir:

1

O acento circunflexo francês muitas vezes está para indicar o desaparecimento de um S ou de um E. Se em uma palavra francesa você tiver dúvidas sobre a colocação de um acento circunflexo, procure o equivalente português (ou de qualquer outra língua românica). Se em português há um S, com certeza a palavra francesa leva um acento circunflexo na vogal anterior ao S português: abîme - abismo, vêtement - vestuário, hôpital - hospital.

2

Considere que na evolução das línguas românicas ocorreram deslizes semânticos, por isso, uma mesma raiz latina deu origem a palavras de significado diferente em português e em francês. Isto significa que para aplicar esta regra, algumas vezes terá de usar um pouco a imaginação ou recorrer a cultismos e derivados.

3

Às vezes o acento circunflexo tem uma simples função diacrítica: como é o caso de "tâche" (trabalho) e "tache" (mancha), "dû" (devido) e "du" (contração de o), mûr (maduro) e mur (parede), "sûr" (seguro) e sul (preposição sobre). E para distinguir os pronomes possessivos "lhe nôtre, lhe vôtre" dos adjetivos possessivos notre, votre.

4

O acento circunflexo aparece sobre o "i" dos verbos acabados em "aître" e "oître" quando o "i" vem seguido de "t" : naître, naît; disparaître, disparaît....

5

No "A" do sufixo depreciativo "âtre", grisâtre (grisáceo) , verdâtre...

6

Considere esta regra já que é um sufixo bastante produtivo em francês. Não confundir com a terminação "iatre" que não leva acento circunflexo.

Inspire-se: As melhores frases em francês para status

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pôr o acento circunflexo em francês, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos

  • Lembre-se que em ortografia é sempre melhor pecar por defeito que por excesso. Se apesar destas regras e conselhos em algum momento tiver qualquer dúvida, é melhor não colocar o acento.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como pôr o acento circunflexo em francês