Melhorar a compreensão de leitura

Como melhorar a compreensão em leitura

Como melhorar a compreensão em leitura

Para as pessoas que adquiriram o hábito da leitura, ler é um tipo de entretenimento, uma oportunidade de se perder entre linhas e viajar para outro mundo, para outras histórias e outras realidades. No entanto, muitas pessoas não conseguem se habituar à leitura porque têm dificuldades para manter o fio narrativo, compreender a mensagem, seja por falta de concentração ou porque não conseguiram a leitura adequada para eles. Se este é o seu caso, neste artigo de umComo contamos a você como melhorar a compreensão em leitura.

Também lhe pode interessar: Palavras para ler

Passos a seguir:

1

Para melhorar o entendimento da leitura é preciso ler. Na prática está o sucesso e só podemos melhorar nosso entendimento da leitura se nos propusermos a ler, compreender o que lemos e melhorar. Para conseguir isso é recomendável ler sobre temas que chamem a nossa atenção, não necessariamente literatura. Se não gosta de ficção ou de livros de história mas prefere a música, escolha a biografia de seu artista favorito. Livro existe de sobra e sobre qualquer tema, você só tem que encontrar qual é a tendência que lhe apaixona, não importa se é filosofia ou se é jardinagem.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 1
2

Alternar a complexidade da linguagem também ajuda a melhorar a compreensão em leitura. Você pode começar com um texto simples como reportagens ou artigos de opinião de jornais e depois passar para um romance ou um livro especializado. Assim, além de ajudar a ganhar vocabulário você permite que o cérebro faça um esforço maior por entender o que lê e se acostume a uma forma diferente de narração.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 2
3

Quando você está lendo um livro cuja narração é muito complexa, por exemplo, um livro com muitos personagens, é recomendável fazer anotações sobre dados importantes da história. Desta forma quando já tiver avançado na leitura e não conseguir compreender o contexto, poderá repassar fatos já lidos para retomar o fio.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 3
4

Ler de forma pausada e analisando cada linha de cada parágrafo é importantíssimo para melhorar o entendimento da leitura. Desta forma podemos garantir o entendimento de cada oração e sua importância no contexto. Pelo contrário, quando lemos depressa perdemos os dados que podem ser necessários para garantir o significado completo do texto, a moral da história ou a mensagem.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 4
5

Fazer uma pausa em cada parágrafo também ajuda a melhorar o entendimento da leitura, pois permite o entendimento por fragmentos e a interpretação correta dos mesmos. O ideal é analisar o que se compreendeu da leitura para continuar com a mesma, conservando na memória os detalhes mais importantes deixados nesse último parágrafo.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 5
6

Ler em um ambiente tranquilo que propicie a concentração também é preciso: muitas vezes não compreendemos totalmente o que estamos lendo porque nos encontramos distraídos e não colocamos 100% de nossa atenção na leitura. O cansaço é um grande inimigo da compreensão da leitura, ler em silêncio, sentados e com o propósito de desfrutar da leitura é necessário para obter um melhor entendimento da mesma.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 6
7

Para melhorar o entendimento da leitura também recomendamos fazer perguntas quando acabar de ler. A ideia é que estas perguntas estejam relacionadas com a mensagem do texto: por que a protagonista se sentia triste? Para onde o Presidente foi viajar esta semana? Qual é a causa do surto de ebola? Responder corretamente evidencia o sucesso do entendimento da leitura.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 7
8

Ao ler, devemos ter sempre um dicionário à mão. Muitas vezes encontramos palavras complexas que não nos permitem interpretar a leitura corretamente. Procurar estas palavras permite dar o significado correto ao contexto e também oferece a oportunidade de aprender palavras novas e adicioná-las ao nosso vocabulário, sem dúvida, um dos muitos benefícios da leitura.

Como melhorar a compreensão em leitura - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como melhorar a compreensão em leitura, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Eduardo
Muito bom
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Eduardo! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando nossos artigos!
Maurício Ferreira
Gostei, ótima dica!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maurício! Muito obrigada valeu! Continue acompanhando nossa página :)
Mariza
Otima dica
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mariza, que bom que você gostou! Muito agradecida pelo seu comentar e visita no site :)
César Faria
Como melhorar a Compreensão em leitura. "Excelente, boa dica". Grato!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi César, muito obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando :)
1 de 9
Como melhorar a compreensão em leitura