Dar aulas

Como limpar um quadro branco

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar um quadro branco
Imagem: mywhiteboards.blogspot.com

Os quadros brancos vêm para substituir os antigos quadros de giz, ou quadros negros, que se usavam em todas as escolas. Estes quadros, surgidos em 1960 e geralmente feitos de laminado melamínico, tornam-se mais práticos pois é possível escrever neles com marcadores, deixando assim de parte a sujeira do giz, são mais baratos e permitem a projeção de imagens sem interferir na cor delas. O problema dos quadros brancos é que se torna difícil remover a tinta deixada pelos marcadores. Usar álcool pode ser eficaz, mas não é aconselhado pois danifica a película de plástico. Desta forma, para saber como limpar um quadro branco, continue lendo este artigo de umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como fazer um requerimento escolar
Passos a seguir:
1

Comece por remover a maioria da sujeira simplesmente com um pano, esponja ou lenço de papel umedecido com água. Se as marcas forem difíceis, esta técnica não ajudará muito, mas facilitará as seguintes etapas de limpeza que referimos nos pontos abaixo.

Como limpar um quadro branco - Passo 1
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
2

Se a área a limpar for pequena, pegue em uma caneta marcadora própria para quadro branco e pinte por cima da área suja. A tinta deste marcador irá dissolver a sujidade ou tinta presente e facilitará o processo de limpeza. Em seguida, repita a sugestão acima e, se não funcionar, passe para a instrução seguinte.

3

Experimente usar um produto antisséptico na limpeza do quadro. Mais uma vez, faça uso de um pano ou lenço de papel para essa tarefa e esfregue vigorosamente o produto nas áreas sujas do quadro branco.

Como limpar um quadro branco - Passo 3
Imagem: everwhiteboards.com
4

Se mesmo assim as alternativas acima não tiverem funcionado, procure em papelarias ou lojas de material de escritório produtos específicos para a limpeza deste tipo de quadros. Por serem indicados para este material, com certeza funcionarão.

5

Um solução que também se pode revelar eficaz, apesar de improvável, é esfregar detergente em pó da máquina de lavar loiça no quadro branco. Faça isso com um pano umedecido de forma a aumentar as chances de funcionar.

Como limpar um quadro branco - Passo 5
Imagem: clumsycrafter.com
6

Por último, experimente limpar o quadro com um removedor de tinta ou tinta de emulsão. No entanto tenha cuidado com o produto que usa, pois alguns componentes podem danificar a superfície do quadro. Leia o rótulo de forma a prevenir danos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um quadro branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Use somente objetos não abrasivos na limpeza dos quadros brancos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Alex
A dica suprema para tirar aquelas manchas mais difíceis é cera automotiva, além de limpar ela cria uma camada de proteção que faz com que o quadro não suje tão facilmente.
Imagem: mywhiteboards.blogspot.com
Imagem: solucoeslucymizael.com.br
Imagem: everwhiteboards.com
Imagem: clumsycrafter.com
1 de 4
Como limpar um quadro branco