Discussões com os amigos

Como lidar com amigos folgados

 
Susan NogArt
Por Susan NogArt. Atualizado: 2 outubro 2017
Como lidar com amigos folgados

Todo mundo já conheceu, conhece ou ainda vai conhecer uma pessoa folgada. Essas pessoas estão por toda a parte, e o que torna o caso um pouco pior, é quando essas são próximas a nós. Gente folgada existe e não é difícil de encontrar, estão presentes na família, nos grupos sociais, no trabalho, entre colegas de apartamento, e outros diversos tipos de convivência. Sempre haverá alguém que abuse dos benefícios que algumas relações permitem.

O UmComo separou pra você, algumas dicas de como aprender a lidar com amigos folgados, e a melhor forma para afastar ou melhor lidar com pessoas dessa índole.

Também lhe pode interessar: Como lidar com uma amiga ciumenta

Índice

  1. Mente esquecida
  2. Algumas alternativas
  3. Raízes dos problemas
  4. Inclua o folgado, mas com tarefas
  5. Vire o jogo

Mente esquecida

A grande maioria dos amigos folgados possui uma mente bastante seletiva com relação ao que deve ser lembrado. São aqueles que esquecem a carteira na hora de sair pra jantar, na hora do happy hour, etc. E aí muitas vezes na hora da divisão para pagar a conta, vêm a surpresa e os empréstimos de dinheiro, que você provavelmente nunca mais verá. O que fazer?

Algumas medidas podem ser tomadas, como já alertar a pessoa antes mesmo de saírem, lembrando-a de não se esquecer da carteira. Sempre com bom humor para não haver constrangimentos, no mínimo ele irá perceber o que está acontecendo e que você já percebeu a estratégia dele para não pagar as contas.

Algumas alternativas

No restaurante, ou lugar que vocês forem, peça sempre contas separadas, assim o seu amigo (a) não terá como dar uma de esperto na hora de pagar a conta. Diga sempre que está com pouco dinheiro, o necessário apenas para a sua parte, caso o assunto surja. Tossir em cima do seu prato ou espirrar é uma ótima alternativa também para aqueles amigos folgados que gostem de tirar uma lasquinha do prato alheio.

Raízes dos problemas

Muitas vezes as pessoas podem estar com problemas financeiros realmente sérios e isso gera um certo constrangimento de ambas as partes. Portanto se você tiver intimidade o suficiente para falar abertamente com a pessoa, questione. Pergunte se está tudo bem, diga que tem observado que ultimamente ela não anda tendo dinheiro para pagar as contas, ou que está sempre esquecendo a carteira.

Fale sempre no particular, logo após o ocorrido, dessa forma a pessoa vai saber que a folga dela não passou despercebido. Seja sempre delicado ao tratar desses assuntos. Caso o amigo(a) folgado(a) não seja tão íntimo assim, puxe o assunto financeiro como conversa. Fale das suas dificuldades e estimule que a outra pessoa também se abra para falar sobre o assunto, tentando chegar assim, as raízes do problema.

Como lidar com amigos folgados - Raízes dos problemas

Inclua o folgado, mas com tarefas

Se você e a sua turma estão planejando algo, como um churrasco ou uma viagem, e não podem deixar o “ser” de fora, uma ótima forma de incluí-lo sem exigir o dinheiro que ele nunca tem, é pedir para que ele faça ou traga algo. Façam uma lista, perguntem ao amigo inconveniente o que ele pode trazer, pode ser até mesmo o item mais barato da lista, ou ele pode até mesmo cozinhar algo, esse tipo de tarefa requer um pouco de esforço e sempre sai barato, por isso é uma ótima forma do folgado contribuir com algo.

Mantenha todos informados de que é a pessoa em questão que está com a responsabilidade de contribuir com tal coisa, dessa forma todos cobrarão e não sobra só pra você.

Vire o jogo

Se você já “ajudou” o folgado em várias ocasiões, é provável que ele esteja te fazendo de bobo. Para ter essa certeza, basta tentar fazer o mesmo com ele. Seja folgado com ele também. Esqueça a carteira de vez em quando, peça dinheiro emprestado. Apesar de isso não soar natural, você irá conseguir descobrir se essa pessoa é seu (sua) amigo (a) de verdade. Não espere ficar totalmente sem dinheiro. Nessas horas os amigos podem virar as costas pra você.

Sempre mencione que é a vez dessa pessoa de pagar. “Se fulano pagou o jantar da semana passada, você pode pagar essa semana?” “Não?” Então é melhor escolhermos outro programa, você pode pagar uma rodada de sinuca?”. Ou então, “Eu lavei a louça na semana passada, você pode lavar nessa semana?”. “Não?” “Então teremos que pensar em outra tarefa pra você.”

Pode ser chato, e ele torcer o nariz, mas expor o que acontece com as outras pessoas ao redor, talvez seja a melhor forma para ele se tocar e mudar as atitudes, ou realmente sair do círculo de amizades em comum.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cobrar uma pessoa pelo whatsapp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com amigos folgados, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Conselhos

  • Deixe sempre claro que você gosta da pessoa, e de sua amizade, mas não desses tipo de comportamento.
  • Persista. Algumas mudanças de comportamento levam tempo.
  • Seja firme na hora de responder ao folgado.
  • Na hora de emprestar dinheiro, diga que não tem no momento, ou diga que não tem o suficiente para emprestar.
  • Se a pessoa em questão é seu amigo (a) apenas para se aproveitar de você, é melhor desistir da amizade.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como lidar com amigos folgados