Desenvolver habilidades psíquicas

Como funciona o subconsciente

Como funciona o subconsciente
Imagem: enriquedubois.wordpress.com

O subconsciente é a parte do nosso cérebro que opera fora da nossa consciência, isto quer dizer que nós não temos o comando sobre o subconsciente. Porém o subconsciente comanda-nos, grande parte das nossas ações diárias são inconscientes. As nossas ações são mais inconscientes do que conscientes de modo geral. Só é consciente aquilo que estamos a fazer de forma bastante atenta, mas assim que haja uma distração, o nosso cérebro vai agir em piloto automático. Neste artigo de umComo você vai perceber como funciona o subconsciente e aprender alguns truques para desfrutar dele.

Também lhe pode interessar: O que significa sonhar com crocodilo

Como funciona o subconsciente

O subconsciente comanda a nossa vida, quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez, de forma inconsciente já estamos a julgá-la em poucos segundos, temos logo a sensação se é uma pessoa confiável ou não, se nos identificamos ou não. Tudo isto é feito através do nosso subconsciente. Os cientistas e os grandes mágicos são as pessoas que mais conhecem essa parte do nosso cérebro, pois estudam-no profundamente. Os mágicos não enganam só os nossos olhos, vão muito para além disso, eles enganam a nossa mente, usando para isso o subconsciente.

Na sua rutina 90% do que você faz é automático, fá-lo de forma inconsciente pois é muito mais rápido e eficaz funcionando assim. Você lava os dentes em piloto automático, conduz em piloto automático, come em piloto automático, tudo isto porque o cérebro gasta muita energia quando você tem que pensar em cada gesto, gasta tanto como se fosse outro músculo do corpo a fazer exercício. A forma que o cérebro tem de se poupar, é usar o subconsciente para todas as tarefas que você costuma fazer. Quando inicia uma tarefa nova, você está concentrado, ai você está usando o seu consciente mas pouco depois o cérebro automatiza as suas funções, de forma a economizar energia e esforço.

Você pode pensar que as decisões importantes são tomadas em plena consciência mas acredite, primeiro tiveram intervenção do subconsciente. Antes de você tomar uma decisão, o seu cérebro foi buscar experiencias passadas para lhe influenciar de forma inconsciente nas suas escolhas. Isto porque a nossa inteligência consciente está confinada à parte da frente do nosso cérebro e é facilmente dominada pelo subconsciente. O subconsciente examina o mundo exterior antes mesmo de nós nos tornarmos conscientes dele e comunica connosco através de sentimentos. Sentimos porque é a única forma do subconsciente comunicar com o consciente, visto que este nega-se a ser influenciado pelo inconsciente.

Como funciona o subconsciente - Como funciona o subconsciente
Imagem: yogendrasinghrathore.com

Como usar o subconsciente

A nossa intuição é uma forma do nosso cérebro nos avisar de algo, tudo isto baseado em factos que ele analisou no subconsciente e quer transmitir ao nosso consciente. Você deve estar sempre atento a estas intuições, assim consegue desfrutar do seu subconsciente de forma mais consciente. Pode fazer alguns exercícios para "controlar" o seu subconsciente de forma a que ele trabalhe no que você pretende. Enquanto você dorme o seu cérebro está sempre ativo, então você pode aproveitar isso para programá-lo. Para isso basta antes de ir dormir, pegar num papel e escrever algo que você queira resolver ou melhorar. Seja objectivo, visualize o que escreveu e pense nisso durante um bom tempo, 5 a 10 minutos, depois vá descansar e dormir. O mais provável é na manhã seguinte você acordar com ideias para ajudá-lo a resolver ou melhorar aquilo que você escreveu. Experimente vai ver que resulta e com esta técnica simples você pode tirar partido do seu subconsciente.

Como funciona o subconsciente - Como usar o subconsciente
Imagem: blogs.bellevuereporter.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o subconsciente, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
marlene queiroz de castro
como fuciona o meu subconsciente quendo estou dormindo
Melissa Ramalho
O nosso cérebro está sempre ativo, mesmo quando dormimos, segundo Freud os sonhos são manifestações do nosso subconsciente. Sendo assim o nosso subconsciente age como gerador de sonhos mas não só, ele também nos ajuda a resolver problemas, tentado arranjar soluções enquanto dormimos. Espero ter ajudado, continue a seguir-nos.
Imagem: enriquedubois.wordpress.com
Imagem: yogendrasinghrathore.com
Imagem: blogs.bellevuereporter.com
1 de 3
Como funciona o subconsciente