Vestibular

Como funciona a Fuvest

Como funciona a Fuvest
Imagem: livrosepessoas.com

Quem nunca ouviu falar da Fuvest? A FUVEST é o maior vestibular do país, sendo porta de entrada principal para quem pretende fazer a Universidade de São Paulo, centro universitário mais reconhecido no país, graças à sua qualidade de ensino. Por possuir uma metodologia bastante diferenciada e uma enorme concorrência, existem muitas dicas que você pode utilizar para obter um resultado satisfatório e que te insira na maior universidade do país. Nesse artigo feito por umComo, buscaremos te explicar como funciona a Fuvest e também daremos algumas dicas para conseguir boas notas nesse complicadíssimo vestibular.

Também lhe pode interessar: O que é ciclo de Krebs
Passos a seguir:
1

Antes de tudo, é necessário saber que a FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) exige conteúdos que tangem toda a matéria e os componentes curriculares do Ensino Médio. O vestibular da FUVEST busca sempre as questões mais específicas de cada matéria e é por isso que é considerado tão difícil. No entanto, é óbvio que uma preparação de acordo com o seu curso será necessária para executar um ótimo resultado nesse vestibular. O seu funcionamento não é um monstro e ela também não possui nenhum conteúdo que não deveria estar presente durante o Ensino Médio.

2

Primeiramente é necessário inscrever-se na FUVEST. Isso deve ser feito no site da mesma, com preenchimento correto de seus dados e documentos. Depois, deve-se ler o Manual do Candidato e deve-se pagar o boleto do pagamento de inscrição. Se você deseja se isentar do pagamento da prova vestibular, deve-se adequar aos parâmetros socioeconômicos que variam a cada ano para a isenção de pagamento na FUVEST.

Como funciona a Fuvest - Passo 2
3

Após inscrever-se, você requiriu um curso em uma faculdade da USP. Se seu curso foi de Artes Visuais ou Música, você fará primeiramente uma prova de aptidão, onde pedirão para você tocar uma música ou para fazer uma obra artística. Além disso, você terá como segunda opção qualquer outro curso, ao contrário dos outros candidatos.

4

Se você prestou para qualquer outro curso, passará primeiramente pela famosíssima primeira fase da Fuvest. Ela funciona da seguinte maneira: são 90 questões divididas em Português, Física, Matemática, Química, Biologia, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Essas questões são divididas em dois dias de prova. Além das perguntas de múltipla escolha, você deverá também executar uma redação, com tema sugerido pela própria FUVEST e provavelmente caracterizada com dissertação.

Como funciona a Fuvest - Passo 4
Imagem: imguol.com
5

Se você conseguiu ultrapassar a nota de corte e passou na primeira fase, parabéns, você prestará a segunda fase. A segunda fase da FUVEST é dividida em dois dias, sendo que um deles é dedicado a matérias relacionadas com o curso de sua escolha. O outro dia possui todas as matérias acima citadas (exceto redação) e o outro dia possui apenas Português e Matemática. Todas as questões dessa fase são essencialmente dissertativas. Além disso, os conhecimentos aqui exigidos são muito mais complexos e demandam muito mais informação acerca das matérias obrigatórias. Nessa fase não se pode deixar vacilar, pois você já está muito próximo de passar na USP. Você deve estudar muito para essa fase.

6

Se você conseguiu executar com destreza a sua missão e se preparou bem para a prova, não há porque chorar. Preparando-se bem, estudando bastante e conhecendo claramente o funcionamento da FUVEST, a probabilidade de passar no vestibular é altíssima.

Veja também: Como saber se sou pardo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Fuvest, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
isabella
gente, vocês erraram umas informações , a primeira etapa não tem redação e sim na segunda e a segunda etapa é dividida em 3 dias de prova 1 dia de redação e português , outro dia de outras matérias e o terceiro dia de matérias da prova especifica
Imagem: livrosepessoas.com
Imagem: imguol.com
1 de 3
Como funciona a Fuvest