Como fazer uma redação em inglês


Como fazer uma redação em inglês

Para muitos estudantes, ter de redigir um texto em inglês é um grande sacrifício. Mas realizar uma redação adequada para conseguir passar de ano é só uma questão de técnica. Neste artigo, damos-lhe algumas pistas para que seja aprovado com êxito nestas avaliações na escola ou no colégio.

  • Vencer o medo da folha em branco


    Este ponto é aplicável para começar a redigir qualquer tipo de texto, não só textos em inglês. Pense sobre o que quer escrever sobre um tema; ou, então, se o tema foi dado pelo professor, pode procurar informações sobre ele.

  • Utilize orações simples


    A não ser que tenha um grande nível, deve lembrar-se de que o modo mais adequado para escrever em inglês é utilizar a forma S+V+C; ou seja, sujeito, verbo e complementos. Não tente fazer floreados nem demonstrar que tem muitos recursos literários que poderão ser válidos na sua língua materna, mas não na língua estrangeira.

  • Utilize conetores


    Os conetores ou marcadores da conversação farão com que a sua redação em inglês seja mais ágil. Isto não se contradiz com o ponto anterior. Deve utilizar orações simples, mas bem encadeadas e com sentido. Conforme o nível em que está, deve utilizar uns conetores ou outros, pelo que deve utilizar sempre os que deu na aula. Os marcadores mais frequentes para o nível intermédio são: although (apesar de), but (mas) e because (porque).

  • Utilize os tempos verbais aprendidos


    Aprender inglês é um processo contínuo. Deve demonstrar que domina os tempos verbais e, para tal, deve usar vários. Sempre que lhe seja possível, utilize os que está a estudar nesses momentos, em combinação com alguns anteriores. De certeza que a redação que lhe pedem está orientada para a sua utilização, ainda que não lho digam especificamente. Assim, podem pedir-lhe que escreva sobre as férias passadas, de modo a que desenvolva estes tempos verbais, ou que escreva sobre as futuras, para que utilize outros, como o futuro. Lembre-se de que é um ponto a seu favor conseguir demonstrar que sabe utilizar tudo o que foi dado na aula.

  • Escreva sobre o que conheceu ou aprendeu


    Um bom recurso para fazer uma redação em inglês é tratar de escrever sempre sobre algum tema que tenha sido trabalhado na aula. Se lhe deram o tema desporto, decerto que tem muito vocabulário que pode utilizar. Tente relacionar a sua redação por esta via, pois será muito mais fácil encontrar as palavras e conseguirá ainda consolidar todo esse vocabulário na sua memória.

  • Tenha um bom dicionário à mão


    Trate de que o seu dicionário seja dos que oferecem sinónimos e antónimos. Isto enriquecerá o seu vocabulário e também fará com que a sua redação em inglês seja muito mais rica. Tente colocar phrasal verbs na sua redação com a ajuda do dicionário, é uma boa forma de começar e de os aprender, pois farão muita falta no futuro.

  • Não utilize um tradutor


    Utilizar um tradutor online seria como estar a traduzir diretamente de português para inglês. Lembre-se que deve utilizar orações simples com estruturas conhecidas, não lhe será exigido mais do que o que estudou até ao momento. O tradutor pode ajudá-lo com algumas palavras isoladas, caso não tenha dicionário ou tenha de escrever mais depressa. Nunca o utilize de forma automática para passar o texto inteiro da sua língua materna para o inglês.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer uma redação em inglês, recomendamos que entre na nossa categoria de Ensinar Inglês.
Conselhos
  • Deve escrever as orações diretamente em inglês.
  • Não deve traduzir da sua língua materna para o inglês.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como fazer uma redação em inglês:


3 comentários


15-04-2014 disse:
nao tem o que pedi
27-06-2013 disse:
gostaria de fazer uma redaçao em ingles sobre a copa das confederaçoes.
19-05-2013 disse:
gostaria de mais detalhes de como fazer redação em inglês...obrigado.