Que procura? ¿Como fazer uma carta de apresentação? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como fazer uma carta de apresentação

Como fazer uma carta de apresentação

Como fazer uma carta de apresentação, é de certeza o que pergunta quando se candidata a um emprego que lhe interessa. O objetivo da carta de apresentação, é convencer o destinatário que irá lucrar em contrata-lo, destacando que a sua formação e experiência são uma mais valia e vão de encontro às necessidades da empresa. Se responde a um anúncio, reforce aspectos que se relacionem com o mesmo. Se estiver se dirigindo a uma empresa por iniciativa própria, destaque aspetos relacionados com o sector onde gostaria de trabalhar. A seguir veremos alguns conselhos para conseguir uma entrevista de trabalho.

Instruções
1

Enfoque os pontos mais importantes do seu curriculum, evitando ultrapassar uma página e refira-se de uma forma positiva às suas experiências anteriores. Deste modo, vai fornecer mais informação com a sua carta de apresentação, criando no destinatário a necessidade de conversar consigo.

2

Investigue um pouco a empresa, incluindo o nome do responsável da área onde quer trabalhar. Além de possibilitar um contato mais personalizado, demonstra algum interesse da sua parte ao dirigir-se a uma pessoa específica, mostra que perdeu tempo a informar-se.

3

Aspetos formais da carta de apresentação.

Comece por escrever os seus dados no canto superior direito.

  • Seu nome
  • Direção, código postal
  • Números de telefone
  • E-mail

Depois, na margem esquerda:

  • Nome e cargo da pessoa a quem se dirige
  • Nome da empresa
  • Direção da empresa, código postal, cidade

Também do lado esquerdo a data:

9 de Outubro de 2012

Ainda do lado esquerdo saúde o destinatário, mencionando o seu apelido e inclusivamente o seu título caso o tenha.Estimado Dr. Lopes,

4

Expresse-se na primeira ou terceira pessoa, mas evite passar de uma para a outra, seja coerente. Tome atenção na conjugação dos verbos, dos adjetivos e pronomes. Na terceira pessoa acentua-se a distância e o caráter formal, enquanto que na primeira existe uma maior aproximação com o destinatário. O pedido começa logo depois do cabeçalho.

5

Dedique um parágrafo a cada aspeto que pretende destacar, esta divisão fará com que ganhe mais clareza visual.

6

Ao terminar releia a carta duas vezes, depois descanse uns 15 minutos e volte a ler a carta.

7
Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer uma carta de apresentação, recomendamos que entre na nossa categoria de Aprender a ler e a escrever.
Necessita
  • Computador
Conselhos
  • Não se esqueça que o que pretende é ser uma mais valia para a empresa, faça o destinatário entender que pode ser essa mesma mais valia.

Comenta, opina, pergunta sobre como fazer uma carta de apresentação

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: Aprender a ler e a escrever e na Newsletter