Como fazer uma boa campanha eleitoral

Apresentar uma candidatura e ser escolhido nas eleições não é uma tarefa fácil, pois são muitos os aspetos que deverá ter em conta para ganhar o voto do eleitorado. Além disso, será fundamental estar rodeado de uma equipe humana preparada para levar a cabo esta árdua missão. Deste modo, em umComo queremos que conheça os princípios básicos da comunicação política e explicamos-lhe como fazer uma boa campanha eleitoral.

Whatsapp 3 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Em primeiro lugar, é importante referir que a comunicação política conta com caraterísticas especiais em função do país ou região onde se celebram as eleições, assim como o sistema eleitoral e o tipo de governo. No entanto, a maioria das caraterísticas são comuns e aplicáveis na maioria das eleições.

    Assim, antes de iniciar a campanha eleitoral, será indispensável que disponha de:

    • Um programa eleitoral firme com propostas interessantes e objetivos reais.
    • Uma equipe de pessoas para formar uma lista.
  2. Em primeiro lugar, deverá procurar os pontos fortes que caraterizam a sua candidatura ou partido, uma vez que estas serão as vantagens que o poderão diferenciar do resto dos representantes eleitorais e que os eleitores optem por dar o seu voto a você.

    Pode basear a sua campanha em alguma caraterística genérica do partido ou centrar-se mais concretamente em outros aspetos específicos do seu programa eleitoral, que com certeza serão interessantes a quem quiser votar.

  3. De seguida, deverá criar um slogan ou lema que sirva como emblema da campanha e ao redor do qual girará a campanha eleitoral. Assim, deve pensar numa frase que resuma a sua filosofia ou o objetivo que quer conseguir. É importante referir que existem conceitos que se usam repetitivamente nos slogans eleitorais como são as "soluções" ou "a confiança".

    Do mesmo modo, é comum os lemas se basearem em "a mudança", "o progresso", "a novidade", "a alternativa"... no caso dos partidos que anteriormente não governavam ou estavam na oposição, de modo que o seu ponto forte será trazer ideias novas.

  4. Outro ponto fundamental para a campanha eleitoral será dispor de boas fotografias do candidato e o conjunto de pessoas que fazem parte da lista. Para isso, deverá procurar um cenário adequado e que esteja de acordo com as propostas que está defendendo, assim como contratar um profissional que o possa assessorar de todas as questões fotográficas e realizar as instantâneas.

    Estas serão as que servirão para publicar em prospectos e outros materiais gráficos que sirvam como apoio da campanha; embora sejam muito similares, deve se lembrar que existem diferenças entre publicidade e propaganda, visto que o seu objetivo não é o mesmo.

  5. Também será muito importante que decida através de que vias contatará os eleitores, pois atualmente existem muito outros métodos além dos tradicionais cartazes eleitorais e o e-mail ou correio.

    Assim, a internet e as redes socais estão na ordem do dia e são uma das ferramentas indispensáveis para toda a campanha eleitoral, especialmente para chegar a determinados públicos como pode ser os eleitores mais jovens. Desta forma, pode ser interessante criar uma página de Facebook ou um perfil no Twitter através do qual possa comunicar as suas propostas e interagir com os eleitores.

  6. Como eventos de campanha, também serão importantes as reuniões e encontros com os seus potenciais eleitores, ou seja, desde os tradicionais meetings eleitorais até a visitas a mercados ou outros lugares públicos onde se possa dar a conhecer. Será bastante importante que em todo o momento o candidato se mostre bastante próximo dos cidadãos e disposto a atender as suas perguntas ou dúvidas, assim como também as das dos meios de comunicação.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer uma boa campanha eleitoral, recomendamos que entre na nossa categoria de Política e partidos políticos ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Os cartazes da campanha também podem ser criados em equipe. Imprima suas fotos e o lema, corte-os e cole-os em seu cartaz.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como fazer uma boa campanha eleitoral:


1 comentário


24-07-2015 disse:
preciso saber como divulgar um projeto na comunidade
Vídeos em destaque
Nós de Gravatas DIY Experiências Regresso ás Aulas