As eleições municipais

Como fazer uma boa campanha eleitoral

Como fazer uma boa campanha eleitoral

Apresentar uma candidatura e ser escolhido nas eleições não é uma tarefa fácil, pois são muitos os aspetos que deverá ter em conta para ganhar o voto do eleitorado. Além disso, será fundamental estar rodeado de uma equipe humana preparada para levar a cabo esta árdua missão. Deste modo, em umComo queremos que conheça os princípios básicos da comunicação política e explicamos-lhe como fazer uma boa campanha eleitoral.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que a comunicação política conta com caraterísticas especiais em função do país ou região onde se celebram as eleições, assim como o sistema eleitoral e o tipo de governo. No entanto, a maioria das caraterísticas são comuns e aplicáveis na maioria das eleições.

Assim, antes de iniciar a campanha eleitoral, será indispensável que disponha de:

  • Um programa eleitoral firme com propostas interessantes e objetivos reais.
  • Uma equipe de pessoas para formar uma lista.
2

Em primeiro lugar, deverá procurar os pontos fortes que caraterizam a sua candidatura ou partido, uma vez que estas serão as vantagens que o poderão diferenciar do resto dos representantes eleitorais e que os eleitores optem por dar o seu voto a você.

Pode basear a sua campanha em alguma caraterística genérica do partido ou centrar-se mais concretamente em outros aspetos específicos do seu programa eleitoral, que com certeza serão interessantes a quem quiser votar.

3

De seguida, deverá criar um slogan ou lema que sirva como emblema da campanha e ao redor do qual girará a campanha eleitoral. Assim, deve pensar numa frase que resuma a sua filosofia ou o objetivo que quer conseguir. É importante referir que existem conceitos que se usam repetitivamente nos slogans eleitorais como são as "soluções" ou "a confiança".

Do mesmo modo, é comum os lemas se basearem em "a mudança", "o progresso", "a novidade", "a alternativa"... no caso dos partidos que anteriormente não governavam ou estavam na oposição, de modo que o seu ponto forte será trazer ideias novas.

Como fazer uma boa campanha eleitoral - Passo 3
4

Outro ponto fundamental para a campanha eleitoral será dispor de boas fotografias do candidato e o conjunto de pessoas que fazem parte da lista. Para isso, deverá procurar um cenário adequado e que esteja de acordo com as propostas que está defendendo, assim como contratar um profissional que o possa assessorar de todas as questões fotográficas e realizar as instantâneas.

Estas serão as que servirão para publicar em prospectos e outros materiais gráficos que sirvam como apoio da campanha; embora sejam muito similares, deve se lembrar que existem diferenças entre publicidade e propaganda, visto que o seu objetivo não é o mesmo.

5

Também será muito importante que decida através de que vias contatará os eleitores, pois atualmente existem muito outros métodos além dos tradicionais cartazes eleitorais e o e-mail ou correio.

Assim, a internet e as redes socais estão na ordem do dia e são uma das ferramentas indispensáveis para toda a campanha eleitoral, especialmente para chegar a determinados públicos como pode ser os eleitores mais jovens. Desta forma, pode ser interessante criar uma página de Facebook ou um perfil no Twitter através do qual possa comunicar as suas propostas e interagir com os eleitores.

Como fazer uma boa campanha eleitoral - Passo 5
6

Como eventos de campanha, também serão importantes as reuniões e encontros com os seus potenciais eleitores, ou seja, desde os tradicionais meetings eleitorais até a visitas a mercados ou outros lugares públicos onde se possa dar a conhecer. Será bastante importante que em todo o momento o candidato se mostre bastante próximo dos cidadãos e disposto a atender as suas perguntas ou dúvidas, assim como também as das dos meios de comunicação.

Leia também: É possível se desfiliar de um partido político pela internet?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa campanha eleitoral, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Os cartazes da campanha também podem ser criados em equipe. Imprima suas fotos e o lema, corte-os e cole-os em seu cartaz.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
carolina
para imprimir por favor para manana. gracias
Soares Brito Lourenço
Muito bom ,mas tudo so´ e´ possivel se as politicas desta determinada Sociedade forem crediveis.
A sua avaliação:
julio cezar brasil da silva
como adiquirir creditos e acordos apoios internacionais
A sua avaliação:
julia fernanda
como faz uma capa
A sua avaliação:
gilvan batista
muito bom gostei.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilvan! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
João Carlos
~Informações bem interessantes, gostei.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Que bom saber que as informações foram do seu interesse. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
waldyane karla
gostei dessa pagina,parabéns!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Waldyane! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
REGINALDO NOGUEIRA DE SOUZA
bom dia! estou em minha 1º campanha para vereador em minha cidade que tem atualmente 30,000 mil habitantes não tenho experiência política o que devo fazer para chamar a atenção dos meus possíveis eleitores!
A sua avaliação:
HELIO MARQUES COELHO COELHO
quero assuntos bem simples e praticos para uma campanha eleitoral..
Jose Roberto Domingos
Muito boa as divas valei mesmo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Muito obrigada pelo comentário, que bom saber que as dicas foram de ajuda para você! Continue acompanhando a nossa página :)
francisco cabral
como fazer uma boa campanha eleitoral: para prefeito em uma cidade de 242mil habitantes ou 115 mil eleitores?
catiguria
preciso saber como divulgar um projeto na comunidade
1 de 3
Como fazer uma boa campanha eleitoral