Escrever bibliografia

Como fazer uma bibliografia

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma bibliografia
Imagem: img.lx.it.pt

Uma bibliografia é uma lista das fontes de que se serviu para realizar determinada tarefa, quer seja um relatório, trabalho escolar, elaboração de um livro ou outro. Pelo fato de se ter servido delas em algum momento, deve dar-lhes o devido mérito, fazendo-lhes referência através de determinadas normas. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos quais são enquanto explicamos como fazer uma bibliografia.

Também lhe pode interessar: Como citar um livro em uma bibliografia
Passos a seguir:
1

Para produzir uma bibliografia você deve, ao longo da pesquisa para o trabalho que está a preparar, ir anotando a fonte de onde retira a informação de lhe é útil. Essa fonte pode ser um site, livro, revista, enciclopédia ou outro.

2

Ao tomar essas notas deve ter em conta alguns aspetos dependendo do tipo de fonte de onde retira a informação. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Site: título do artigo, data em que o consultou, autor e endereço do site;
  • Livro: título, autor, editor, ano de edição, local de edição;
  • Revista: nome da revista, editor, data da edição, título do artigo, autor do artigo, número de páginas;
  • Enciclopédia: nome da enciclopédia, autor, título do artigo, editor, ano de edição, local de edição e número do volume.
3

As normas de elaboração de uma bibliografia variam consoante a fonte de origem da informação, mas há alguns aspetos que são comuns: o apelido do autor vem sempre primeiro que os outros nomes, há organização alfabética que se baseia no apelido do autor, o nome da fonte (livro, site, etc.) deverá estar sublinhado e, no caso de haver vários autores, escolhe-se apenas um que deverá ser o primeiro que aparece.

4

No caso de uma bibliografia de livros os dados deverão apresentar-se da seguinte forma: Apelido do autor, Primeiro nome. Título da obra. Local: Editor, Ano.

5

Para uma bibliografia de revistas, obedeça à seguinte ordem: Último nome do autor, Primeiro nome. "Título do artigo". Nome da revista. Local: Editor, Ano, Mês, Dia: Número de páginas.

6

Se acontecer precisar de incluir um jornal na bibliografia, reúna as informações por esta ordem: Apelido do autor, primeiro nome. "Título do artigo". Título do jornal. Ano, Mês, Dia: Número da secção, Número das páginas usadas

7

Ao basear-se numa enciclopédia, deverá incluí-la na bibliografia da seguinte forma: Último nome do autor, Primeiro nome. "Título do artigo", Nome da enciclopédia, Número do volume. Local: Editor, Ano

8

Ao recorrer a uma informação presente num site, deverá enunciá-lo desta maneira: Último nome, Primeiro nome. Título da página, Data em que consultou o site, <endereço do site>

9

Estas são as formas mais comuns de fontes. Procure enunciá-las sempre da maneira referida consoante o tipo de fonte de que se trata, pois estas normas são universais e ajudam a identificar rapidamente a origem da informação. Por último deverá incluir a bibliografia nas páginas finais de seu trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma bibliografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
omar saide
se caso as informacoes/descricao do autor autor duma obra nao apareca site da nete onde explora o trbalho como identificar o autor afim de ter dados reais
Imagem: img.lx.it.pt
Como fazer uma bibliografia