Partilhar
Partilhar em:

Como fazer um plano de aula

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (117 votos)
23 vezes partilhado
 
Como fazer um plano de aula
Fonte: saladegeografia.com

O plano de aula é a base de trabalho do professor. É uma previsão dos conteúdos a abordar na aula, dos objetivos, do modo de os atingir e das estratégias a utilizar.

Elaborar um plano de aula é fundamental para que esta corra bem. Permite estruturar o trabalho a desenvolver e, assim, desempenhá-lo com maior eficácia.

Em umComo.com.br pode ver como elaborar um plano de aula simples e eficaz.

Também lhe pode interessar: Como fazer um plano de aula sobre a Páscoa
1

O primeiro passo é definir o tema a abordar e verificar se é adequado à turma e aos objetivos propostos. Depois, identificar todos os itens que deverão ser falados durante a aula.

2

Pesquisar sobre o tema escolhido. É muito importante que o professor esteja completamente à vontade com o assunto que está a abordar na sala de aula, de forma a falar sobre ele com segurança e a conseguir responder a qualquer pergunta que lhe seja colocada.

3

Definir a duração da aula.

O professor deve estipular o tempo durante o qual irá abordar o tema e cada um dos itens, para que consiga cumprir os objetivos previstos no plano de aula.

4

Escolher as estratégias a utilizar.

As estratégias devem estar bem definidas e pensadas de acordo com a turma e as suas características. Dentro das estratégias podem ser definidos os materiais a usar tanto pelo professor como pelo aluno. Os materiais devem ser preparados e testados cuidadosamente antes da aula.

5

Por fim, no plano de aula deve haver um campo destinado à avaliação. Ou seja, no final da aula o professor deve refletir sobre todos os campos definidos no plano e analisar o modo como foram desempenhados, registrando se os objetivos foram alcançados e se as estratégias foram adequadas.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como fazer um plano de aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Faça o seu plano de aula o mais explícito possível, de forma que, na sua ausência, qualquer professor conseguisse dar a sua aula como a previu.
Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer um plano de aula

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
DIY
Top 10
Tratamentos de Pele
Remover Espinhas
Como fazer um plano de aula
Fonte: saladegeografia.com
Como fazer um plano de aula