Análise da árvore de decisão

Como fazer um mapa conceitual

Como fazer um mapa conceitual

Os mapas conceituais são uma excelente ferramenta para estudar e fixar conhecimentos, porque permitem visualizar de forma clara a informação. De modo que se você se pergunta como fazer um mapa conceitual para preparar seus exames, dê uma olhada nesta série de recomendações que damos a você em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer mapas mentais
Passos a seguir:
1

O que é um mapa conceitual? Um mapa conceitual é um gráfico que ajudará você a representar conceitos e como eles se relacionam. No fundo, um mapa conceitual é um esquema da informação. Por isso, fará com que entender uma coisa se torne mais simples.

2

Os mapas conceituais são organizados com base na informação, organizada através de diferentes pontos, palavras-chave e linhas que servem para uni-los e explicá-los.

3

Para fazer um mapa conceitual de um texto, você deve tomar nota das ideias-chave fundamentais e dos principais pontos e características enquanto estiver lendo, seja anotando-os em uma folha à parte ou sublinhando-os.

4

Isto é, você deve identificar os principais temas e os subtemas que decorrem deles. Essa é a única informação que você incluirá em seu mapa conceitual.

5

Dê uma olhada nos pontos que extraiu e organize-os, da ideia mais geral à mais específica. O mapa conceitual começará do geral para ir desmembrando-o até aos pontos mais básicos, que irão sendo subordinados ao ponto anterior.

6

Na hora de representar as ideias em seu mapa conceitual, se um conceito puder ser desmembrado em diferentes pontos você deve expô-los na mesma altura. Quando mudar de altura no gráfico, estará mudando de nível de profundidade da informação.

7

Una todos os pontos de informação por setas, listras ou outro tipo de conectores que ajudem você a ver de forma gráfica e simples a relação entre eles.

8

E, para que seu mapa conceitual seja realmente eficiente, não é necessário incluir toda a informação existente ou criar muitos níveis ou ramificações. Não passe do quarto ou quinto nível de informação a não ser que seja realmente necessário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um mapa conceitual, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Waliff cauan da silva rocha
Eu ja lir ja deu pra entender um pouco
A sua avaliação:
carol torres
oi boa tarde como faço um mapa conceitual sobre a atual pandemia?
Evanira
como faço o mapa conceitual que fale sobre o trabalho da igreja ? não to conseguindo
patricia liebl fernandes
como faço um mapa conceitual e hífen
Vanessa de Santana
como fazer mapa conceitual de níveis de modalidade de ensino para educação infantil, CMEI
juliana
como fazer um mapa conceitual de níveis de modalidade coo por exemplo de ciclo 1 e ciclo 2 de níveis de ensino
Madaya
Ótimo me ajudou muito..obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Madaya! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Como fazer um mapa conceitual