Outros As relações humanas

Como evitar alguém de quem você não gosta

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar alguém de quem você não gosta

As relações humanas não são uma tarefa fácil e, às vezes, temos de estar com pessoas que não são do nosso agrado, mas isto não quer dizer que sejamos hipócritas ou mal-educados, pois ainda que não exista empatia entre você e essa pessoa é importante manter a educação. Podemos encontrar alguém de quem não gostamos no nosso trabalho, no meio familiar, na escola ou universidade e, inclusive, entre o nosso grupo de amigos mais próximos, pois há sempre pessoas que vão e vêm e que, talvez, não sejam do nosso completo agrado.

Então, o que deve fazer nesses casos? Em umComo.com.br damos alguns conselhos para você descobrir como evitar alguém de quem você não gosta sem ser chato ou mal-educado.

Também lhe pode interessar: Como saber se ele/ela gosta de mim

Índice

  1. Aprender a estabelecer distâncias
  2. Não revele seu próprio incômodo
  3. Coloque as coisas em perspectiva
  4. Considere o diálogo
  5. Evite o contato ao máximo
  6. Não grite aos quatro ventos que não gosta dela

Aprender a estabelecer distâncias

É importante saber que evitar alguém de quem não se gosta não quer dizer maltratar essa pessoa, ignorá-la ou ofendê-la. Simplesmente se refere a impedir que essa pessoa esteja ligada à sua vida pessoal ou às suas emoções, e para isso não há nada melhor que saber estabelecer distâncias.

Não se envolva com essa pessoa de forma íntima nem sequer por cortesia, não lhe conte coisas particulares nem diga nada comprometedor em sua presença, também não emita opiniões pessoais diante dela. Tenha com ele ou ela o mínimo tratamento de cortesia que for necessário, sem entrar no âmbito pessoal.

Como evitar alguém de quem você não gosta - Aprender a estabelecer distâncias

Não revele seu próprio incômodo

Alguns especialistas indicam que quando alguém não nos faz bem é importante nunca revelar o nosso desconforto perante essa pessoa, pois isto poderia afetar a nossa imagem em nosso meio. Esta recomendação é especialmente importante quando essa pessoa se encontra no nosso meio profissional ou familiar.

Por isso, o mais recomendável é que, quando tiver de falar com ela, faça-o sempre com um rosto neutro, com um tom de voz equilibrado que não seja muito sério e mantendo o contato visual. Usar gestos de desagrado, ser muito sério e frio ou evitar o contato visual são alguns dos sinais que emitimos quando não gostamos de alguém, no entanto, o ideal seria fazer um esforço para nos comportarmos de forma mais neutra e usarmos o autocontrole para o conseguir.

Como evitar alguém de quem você não gosta - Não revele seu próprio incômodo

Coloque as coisas em perspectiva

Por que você não gosta desta pessoa? Trata-se de algo que possa ser resolvido? Há algo que possa ser feito para melhorar a situação?

Muitas vezes, implicamos com alguém por pequenas situações sem importância, por coisas que nos irritam e que não falamos há muito tempo ou porque as personalidades de ambos entram permanentemente em conflito. Seja qual for a razão, o caso é que você é a única pessoa capaz de fazer com que a situação lhe afete menos. Evite dar importância a todos esses detalhes que lhe incomodam, não dedique o seu tempo a pensar muito nessa pessoa e tente que a situação, simplesmente, deixe de ter importância.

Garantimos a você que quanto menos importância der para tudo, menos o afetará em seu dia a dia.

Como evitar alguém de quem você não gosta - Coloque as coisas em perspectiva

Considere o diálogo

Tem a certeza que a melhor solução é evitar alguém de quem você não gosta? Há casos em que não é necessário estimular o diálogo para tentar uma aproximação, por exemplo, quando se trata de alguém que não pertence ao nosso meio ou que vemos só esporadicamente, no entanto, há situações nas quais essas diferenças podem gerar um grande mal-estar.

É importante considerar o diálogo quando a pessoa que lhe desagrada:

  • Trabalha diretamente com você e na mesma equipe.
  • Faz parte do seu círculo familiar e você a vê com frequência.
  • Faz parte do seu círculo social e também se encontram frequentemente.
  • É alguém importante para uma pessoa próxima a você.

Se entre vocês houve conflitos não resolvidos no passado, então o melhor é sentarem-se e conversar. Dialogue, peça desculpas pelo que foi da sua responsabilidade, escute o outro e controle os seus nervos para fazer com que a situação seja mais suportável, isto poderá melhorar notavelmente o ambiente e facilitar as coisas para todos.

Como evitar alguém de quem você não gosta - Considere o diálogo

Evite o contato ao máximo

Se nem sequer considera a possibilidade de diálogo ou, se depois de falar tudo continua igual, então o melhor é evitar ao máximo qualquer tipo de contato próximo com essa pessoa. Se for parte de um meio próximo, evite ficar a sós com essa pessoa para que não seja forçado a ter uma conversa que não quer, tente sempre estar na companhia de outros e, se possível, fique em outro grupo para que essa pessoa não consiga irritá-lo.

Não compartilhe seus espaços pessoais com essa pessoa e tenha o tratamento mínimo das regras de cortesia, mas sem ir além disso. Também é importante não tentar dar espaço para a conversa ou para que ela lhe conte as suas coisas íntimas, sempre que puder tente terminar rapidamente as conversas com essa pessoa para que não vá além disso.

Como evitar alguém de quem você não gosta - Evite o contato ao máximo

Não grite aos quatro ventos que não gosta dela

Por último, e ainda que alguém realmente lhe desagrade, é importante não gritar isto aos quatro ventos, pois poderia ferir os sentimentos da outra pessoa. Às vezes não suportamos alguém porque ambas as personalidades entram em conflito, mas, talvez, o outro não sinta o mesmo por você ou se sentiria muito desconfortável ao saber o que você diz a respeito dele ou dela.

Especialmente se esta pessoa estiver em sua família ou em seu ambiente de trabalho, é importante ser discreto e reservado quanto à sua opinião e aos seus sentimentos, assim você causará o menor dano possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar alguém de quem você não gosta, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Quiteria Quissimusse
Como saber que meu marrido tem outra mulher fora?
1 de 6
Como evitar alguém de quem você não gosta