Escrever um ensaio argumentativo

Como escrever um texto argumentativo

Como escrever um texto argumentativo
Imagem: seomar.es

Apresentar diferentes opiniões relacionadas com um mesmo tema. Essa é a essência de todo texto argumentativo. Não é a opinião de quem escreve o texto, mas sim a proposta de diferentes soluções relacionadas com um determinado tem. É aqui que o autor, além de expor seu próprio ponto de vista, também proporciona as ferramentas para o leitor poder opinar sobre esse tema. Em umComo.com.br mostramos-lhe os passos necessários para escrever um bom texto argumentativo.

Também lhe pode interessar: Como escrever um ensaio argumentativo
Passos a seguir:
1

A finalidade de qualquer texto argumentativo é explicar porque algo é desse jeito e não de outro, por isso deve-se evitar cair em ideologias e outro tipo de julgamentos.

Como escrever um texto argumentativo - Passo 1
Imagem: aliciavictoriarojas.com
2

Ao começar a redigir o texto argumentativo, lembre-se que você deve apresentar uma proposta onde explica o tema que foi escolhido e porquê. Isso acontece geralmente no primeiro parágrafo.

3

Nos seguintes parágrafos do texto argumentativo, o autor deve apresentar seu argumento, que é a justificação da proposta anteriormente descrita. Nesse ponto você deve defender os motivos desse argumento.

4

É importante ainda que o texto argumentativo mostre diferentes perspectivas futuras. Ou seja, o artigo não só deve argumentar porque uma proposta é melhor do que a outra, mas ir além disso e pensar no que aconteceria se a situação proposta fosse diferente.

Como escrever um texto argumentativo - Passo 4
Imagem: genwords.com
5

Existe solução ao problema ou não? Caso exista uma solução possível ao conflito, proponha. Não deixe questões pendentes ou o texto argumentativo ficará incompleto.

6

Para finalizá-lo, você deve chegar a uma conclusão. A conclusão é o fim do texto e deve ser incluída no último parágrafo do artigo.

7

Um texto argumentativo caracteriza-se pela argumentação. Por isso, é aconselhável que o texto seja claro, simples e preciso. Não abuse com palavras rebuscadas e use os termos adequados. Além disso, se puder acrescentar reflexões de autores reconhecidos e citá-los, muito melhor, pois as declarações de outras pessoas ajudam a reforçar o que você está contando. Elas permitem que o leitor tenha uma ideia mais certa sobre a postura do autor e que ele tire suas próprias conclusões.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um texto argumentativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Rosemeire Pereira dos santos
olá boa noite, estou com dificuldades com a escrita, voltei a estudar depois de vinte (20) anos. estou cursando serviços social .qual livros me indicam para elaboração de texto e gramatica. obrigada
Cássia Macelle
como achar em um texto argumentativo, metáforas e eufemismo ?
Regiane Silva Vieira
Podem me ensina?
Imagem: seomar.es
Imagem: aliciavictoriarojas.com
Imagem: genwords.com
1 de 3
Como escrever um texto argumentativo