Como escrever um texto argumentativo


Como escrever um texto argumentativo

Apresentar diferentes opiniões relacionadas com um mesmo tema. Essa é a essência de todo texto argumentativo. Não é a opinião de quem escreve o texto, mas sim a proposta de diferentes soluções relacionadas com um determinado tem. É aqui que o autor, além de expor seu próprio ponto de vista, também proporciona as ferramentas para o leitor poder opinar sobre esse tema. Em umComo.com.br mostramos-lhe os passos necessários para escrever um bom texto argumentativo.

Imagem: seomar.es

Instruções
  1. A finalidade de qualquer texto argumentativo é explicar porque algo é desse jeito e não de outro, por isso deve-se evitar cair em ideologias e outro tipo de julgamentos.

    Imagem: aliciavictoriarojas.com

  2. Ao começar a redigir o texto argumentativo, lembre-se que você deve apresentar uma proposta onde explica o tema que foi escolhido e porquê. Isso acontece geralmente no primeiro parágrafo.

  3. Nos seguintes parágrafos do texto argumentativo, o autor deve apresentar seu argumento, que é a justificação da proposta anteriormente descrita. Nesse ponto você deve defender os motivos desse argumento.

  4. É importante ainda que o texto argumentativo mostre diferentes perspectivas futuras. Ou seja, o artigo não só deve argumentar porque uma proposta é melhor do que a outra, mas ir além disso e pensar no que aconteceria se a situação proposta fosse diferente.

    Imagem: genwords.com

  5. Existe solução ao problema ou não? Caso exista uma solução possível ao conflito, proponha. Não deixe questões pendentes ou o texto argumentativo ficará incompleto.

  6. Para finalizá-lo, você deve chegar a uma conclusão. A conclusão é o fim do texto e deve ser incluída no último parágrafo do artigo.

  7. Um texto argumentativo caracteriza-se pela argumentação. Por isso, é aconselhável que o texto seja claro, simples e preciso. Não abuse com palavras rebuscadas e use os termos adequados. Além disso, se puder acrescentar reflexões de autores reconhecidos e citá-los, muito melhor, pois as declarações de outras pessoas ajudam a reforçar o que você está contando. Elas permitem que o leitor tenha uma ideia mais certa sobre a postura do autor e que ele tire suas próprias conclusões.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como escrever um texto argumentativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Escrever ensaios.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como escrever um texto argumentativo:


Vídeos em destaque
Magia revelada Animais de Estimação Tutoriais de Photoshop Veterinário