As eleições políticas

Como entender de política

Como entender de política

Você sabe a importância da política, mas não consegue se interessar pelo assunto ou não sabe como começar a entender o funcionamento das coisas? Então pode respirar fundo e ficar tranquilo, a época da eleição é ideal para você começar a aprender mais sobre o assunto, isso porque bem nessa época, todas as mídias estão debruçadas sobre o assunto e assim você consegue absorver muita informação interessante sobre as condutas dos partidos sem precisar necessariamente ir em busca de uma informação específica. Mas para esclarecer todas as suas dúvidas é que estamos aqui, entenda a política aqui em UmComo.com.br!

 

 

Índice

  1. Comece sendo curioso
  2. As coligações e alianças
  3. Aprofunde suas pesquisas sobre as coligações!

Comece sendo curioso

Para começar a mergulhar o assunto conheça de verdade os partidos da direita e da esquerda, a situação e os de oposição, e leia sobre qual a bandeira de luta que cada um levanta. Por exemplo: direitos dos trabalhadores, luta pelo meio ambiente, bom funcionamento da indústria e mercado econômico, e os que defendem as minorias como negros, deficientes e homossexuais.

É natural que um partido defenda um número bastante grande de bandeiras e por isso possa facilmente lidar bem com algum outro partido, por exemplo, um que defenda as minorias, pode muito bem defender também a causa do meio ambiente e vice e versa (aliás, esta é a situação atual de alguns partidos nacionais).

 

Como entender de política - Comece sendo curioso

As coligações e alianças

As coligações podem ser múltiplas e muito interessantes do ponto de vista funcional das alianças, e é através dessas ligações que os acordos são mais facilmente discutidos e possivelmente aprovados para garantir repasses de verbas para saúde educação, lazer e etc, ou licenças ambientais para construção de projetos, ou a preservação de áreas, por exemplo.

Foque nos pontos polêmicos, como: cotas, aborto, casamento igualitário, regimes de políticas públicas. Isso vai ajudar você a escolher qual partido pensa como você e concorda com seu ponto de vista. Portanto, perceba que a política é muito mais abrangente do que a figura do candidato faz pensar, e dessa forma se percebe que poucos brasileiros sabem realmente o que estão fazendo na hora de ir à urna, mas isso ocorre porque tendem a confundir as prioridades e acabam pensando que é o candidato quem definirá o futuro da cidade e do país e como você sabe, não é bem assim.

Comece entendendo qual partido tem mais a sua cara, leia a legenda e pesquise as posições dele nas redes sociais. Porque com toda certeza vai ser mais fácil começar a entender de política se você já souber com que tipo de visão se identifica.

Aprofunde suas pesquisas sobre as coligações!

Não se engane, todas as coligações são muito diferentes e você pode perfeitamente mudar de opinião mais tarde ao perceber que existe um outro partido que abrange melhor o seu ponto de vista, e mudar de partido não quer dizer que você não saiba o que quer, pelo contrário, significa que você sabe muito bem o que quer e que não é exatamente obrigado a aceitar agir de forma diferente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender de política, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos

  • Esperamos que você tenha conseguido entender um pouco sobre política! Deixe um comentário com suas possíveis dúvidas, aqui em UmComo.com.br nosso objetivo é te ajudar!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Junior
Só queria saber por onde eu poderia começar a entender sobre politica :/
1 de 2
Como entender de política