Ensinar o alfabeto

Como ensinar o alfabeto a crianças com necessidades especiais

Como ensinar o alfabeto a crianças com necessidades especiais

Conhecer o alfabeto é uma habilidade e requisito básico prévio a qualquer aula de alfabetização. Normalmente, as crianças aprendem o alfabeto através da música, televisão e jogos infantis de idade pré-escolar, assim como a repetição e a prática em casa. Já as crianças com necessidades especiais podem precisar de uma grande quantidade de tempo adicional e de instrução direta usando vários métodos para adquirir o reconhecimento de letras. Veja de seguida em umComo dicas para ensinar o alfabeto a crianças com necessidades especiais.

Vai precisar de:
  • Fichas de letras
  • Lixa de papel
  • Creme de barbear
  • Lápis
  • Papel
  • Cartões com alfabeto
  • Quebra-cabeça do alfabeto
  • Programas de leitura primária
  • Livros sobre o alfabeto (cartilha)
Passos a seguir:
1

Avalie os conhecimentos de letras dos estudantes. Se o estudante for capaz de se comunicar verbalmente, mostre cartas com letras de uma em uma e pergunte "Que letra é esta?". Se o estudante não se comunica verbalmente, mostre uma série de várias cartas e peça ao aluno que assinale a letra correspondente quando você a nomear.

2

Escolha o primeiro grupo de letras para ensinar aos estudantes. Muitos estudantes ficam mais motivados se as letras forem as dos seus nomes, ou inclusive, de um personagem de televisão favorito. Também pode ensinar as letras em função de sua frequência em português escrito ou em ordem alfabética.

3

Em primeiro lugar, mostre as cartas, usando uma carta por dia. Diga ao estudante: "Esta é a carta B. Você pode encontrar outra letra B?". Peça para que a criança faça pares com as letras em um jogo de memória, ou incorpore movimentos do corpo inteiro, colocando letras grandes no chão e fazendo com que os estudantes pisem ou pulem sobre a carta ao ouvir o nome dela. Use múltiplos modos de instrução, incluindo visuais, auditivos, táteis e cinestésicos, para conseguir uma participação plena dos estudantes com diferentes capacidades de aprendizagem.

4

Peça ao estudante que nomeie as letras quando já puder identificá-las ou assinalar a correta. No início, use cartões ou fichas das letras. Ensine o aluno a generalizar a identificação de letras em diversos contextos através do uso de livros sobre o abecedário e de quebra-cabeças.

5

Proporcione a prática frequente com a identificação de letras com a apresentação das cartas durante o dia todo, em múltiplos contextos, quando já tiver ensinado o abecedário. Incorpore as cartas em muitas atividades diferentes na sala de aula. Coloque fichas de letras em uma caixa de areia e peça aos estudantes para encontrarem as peças na areia e nomear cada uma. Os estudantes também podem praticar o desenho ou traçado de letras com seus dedos com um pouco de creme de barbear sobre a mesa ou papel de lixa. Os estudantes adoram praticar as letras ao escrevê-las ou usar jogos de alfabetização em equipe.

6

Comece a ensinar palavras simples, assim que o estudante tiver aprendido as letras suficientes. Usando esta nova habilidade em um contexto funcional de ortografia, você ajudará a manter o interesse dos estudantes. Os estudantes podem praticar o rastreamento ou a escritura de palavras, ou a construção com os cartões ou fichas de letras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar o alfabeto a crianças com necessidades especiais, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Mantenha os materiais de aprendizagem simples e centre-se na identificação de letras. Elimine os estímulos que distraem, como imagens de cartões de letras.
  • Ensine as letras em maiúsculas e minúsculas por separado. Ambas são necessárias para a leitura.
  • Usar programas de leitura primária é uma forma de captar o interesse dos estudantes e oferecer uma prática adicional com a identificação de letras.
  • Os estudantes que aprendem a um ritmo mais lento podem precisar de uma "carta da semana", ao invés de uma "carta por dia".
  • Estudantes com necessidades especiais podem ficar confusos ou se distrair pelas características irrelevantes dos materiais de ensino, como as cores de fundo ou as cores das letras. Escolha os materiais por sua clareza e simplicidade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Solange
Tenho um filho Pc ele é muito inteligente sabe contar e sabe sabe quase todo abc mas não tem reconhecido as letras e nem os números como ensinar pra fixar e reconhecer já tem na cabeça mais não tá escrevendo e não sabe nem próprio me fala muito bem até inglês o outro gemelar dele já escrebe letras e números
A sua avaliação:
joselia de souza lacerda
Gostaria de mais informações ,de como ensinar a um crianças especial,mas que gosta muito de pintar.
Como ensinar o alfabeto a crianças com necessidades especiais