Anatomia Humana

Como é formada a pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como é formada a pele
Imagem: clinicadeckers.com.br

A pele é o tecido externo que recobre todo o corpo. Ao contrário do que pensam muitas pessoas, a pele é um órgão e além disso, é o maior do corpo humano, com cerca de 2 m2. Conta com diferentes camadas e em cada camada há características determinadas. Sua estrutura consta de três camadas bem diferenciadas: a hipoderme, a derme e a epiderme. A seguir em umComo explicamos em detalhe como é formada a pele.

Também lhe pode interessar: Como é a cavidade bucal
Passos a seguir:
1

A hipoderme é a camada mais profunda da pele. Também é conhecida com o nome de tecido celular subcutâneo ou panículo adiposo. Está constituída por uma variedade de adipócitos ou células lipídicas dispostas em lóbulos, que são separados por feixes de fibras colágenas e elásticas denominadas trabéculas. A gordura constitui um tecido metabólico muito ativo que entre outras coisas protege o organismo proporcionando-lhe amortecimento e isolamento térmico.

Como é formada a pele - Passo 1
2

A derme é a parte intermediária da pele e é a que tem uma maior proporção da pele. A derme é a parte que faz o verdadeiro suporte deste órgão, sua composição está elaborada por um complicado sistema de fibras entrelaçadas que contêm uma substância chamada "substância fundamental", na qual há uma grande variedade de tipos de células.

É nesta parte onde se encontram os anexos cutâneos, que são os pelos e unhas, e os glandulares (glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas). Além disso, também há vasos sanguíneos que irrigam a pele já que a epiderme não contém vasos nem terminações nervosas.

As células que constituem principalmente a derme se chamam fibroblastos. Sua função é produzir as fibras de colágeno e elastina, substâncias fundamentais que fazem com que a pele seja lisa, flexível e elástica. Além disso, a substância principal encontra-se entre as fibras e é formada por proteínas que são substâncias características dos tecidos orgânicos, eletrólitos, glicose e água.

 

Como é formada a pele - Passo 2
3

A epiderme é a camada mais externa e é formada por várias camadas de células chamadas queratinócitos, que formam uma barreira impermeável para a maioria das substâncias, protegendo contra a entrada de agentes externos. Esta zona da pele regenera-se a cada 2 meses e sua função principal é a de manter a pele hidratada, proteger da radiação solar e renovar as células.

Como é formada a pele - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é formada a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clinicadeckers.com.br
1 de 4
Como é formada a pele