Preparar-se para o parto

Como é feito o exame de toque

Elisabeth Mamede
Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 15 janeiro 2021
Como é feito o exame de toque
Imagem: jornalq.com

O exame de toque é um exame feito nas mulheres gestantes que estão no final de sua gravidez, o exame de toque é importante no fim da gravidez, pois é através dele que o médico especialista poderá avaliar como está a dilatação da mulher para identificar se ela está perto de entrar em trabalho de parto. Se você está passando por uma gravidez ou apenas deseja sanar uma curiosidade confira o post que o umComo.com.br preparou para te explicar como é feito o exame de toque.

Também lhe pode interessar: Como interpretar o exame Beta hCG

Passos a seguir:

1

O exame de toque é importante para uma mulher grávida, pois além de avaliar como anda a dilatação da mulher que está entrando em trabalho de parto ele ainda pode avaliar as seguintes situações:

  • Verificar a posição do bebê.
  • Auxilia o diagnóstico de gravidez, pois por meio dele é possível verificar a textura e o tamanho do colo do útero.
  • Verificar se a bolsa foi rompida.
Como é feito o exame de toque - Passo 1
Imagem: vilamamifera.com
2

Vamos ver agora como é feito o exame de toque. Para realizar o exame o obstetra orienta a mulher a ficar em uma posição chamada de posição ginecológica, que é deitada em uma maca com as pernas abertas apoiadas no suporte próprio e os joelhos dobrados. Já na posição para o exame o obstetra introduz então 2 dedos (dedo médio e dedo indicador) higienizados, lubrificados e com luvas na vagina da mulher, dessa forma o obstetra pode avaliar a situação e até tocar a cabeça do bebê caso a gestação já esteja no fim e o bebê posicionado.

Em média o exame não costuma demorar, sendo assim é uma maneira rápida de avaliar a situação da gestante.

Como é feito o exame de toque - Passo 2
Imagem: naoconsigoengravidar.com
3

O exame de toque normalmente não causa dor na mulher, o que pode trazer é um certo incômodo. Caso a mulher sinta dor no exame é importante verificar, pois pode ser que haja um motivo que precise ser tratado que é o que acabou gerando essa dor.

Existe ainda algumas dúvidas quanto a sangramentos causados pelo exame de toque. Em alguns casos o exame pode causar um sangramento que logo deve se encerrar, a paciente deve ficar atenta caso esse sangramento seja grande e acabe durando por mais tempo.

4

O exame de toque não é um caminho totalmente garantido quando utilizado para identificar se uma mulher está ou não grávida, nestes casos ele é utilizado em conjunto com outros exames como o exame de sangue.

Assim a sua principal importância é quando a mulher entra em trabalho de parto e o exame de toque é usado para que o médico possa acompanhar a dilatação vaginal na mulher. No fim da gestação também é muito utilizado esse exame para identificar o quão perto está o trabalho de parto e se a mulher está com alguma doença caso seja percebido sintomas como sangramento e dor.

Como é feito o exame de toque - Passo 4
Imagem: mayoclinic.org
5

É sempre importante manter um acompanhamento médico que poderá acompanhar a sua gestação e assim realizar os devidos exames sempre que for necessário para que a saúde da mãe e do bebê seja garantida durante toda gestação e após o parto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feito o exame de toque, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: jornalq.com
Imagem: vilamamifera.com
Imagem: naoconsigoengravidar.com
Imagem: mayoclinic.org
1 de 4
Como é feito o exame de toque