Como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade


Como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade

As bolsas de estudo do Ministério de Educação podem ser conseguidas para a formação educativa completa de uma pessoa, ou seja, desde a educação primária e educação secundária até a faculdade. Existem diferentes tipos de bolsas para a faculdade, por exemplo ajuda econômica para cobrir despesas de estudo ou para programas de estágio, entre outros tipos de bolsas de estudo. Você pode se informar sobre os tipos de bolsas que existem na página http://www.brasilescola.com/educacao/bolsas-estudos.htm Nesta mesma página verá quais têm inscrições abertas a cada momento.Além disso, na página http://www.mec.gov.br/ pode ver as convocatórias, requisitos e fazer o download do formulário de inscrição das convocatórias anuais.Continue lendo porque contamos os passos que deve seguir para conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade.

Imagem: maiseducativa.com

  • Requisitos para conseguir a bolsa


    Para cada bolsa de estudos existem requisitos que variam, como a idade ou renda familiar. Geralmente nas bolsas do Ministério de Educação você deve dar seus dados pessoais e familiares, seu nível de estudos, o nível de renda familiar e os dados bancários. Deve lembrar que caso não reúna os requisitos pedidos, é provável que seja complicado conseguir a bolsa pedida.Se o que você quer é pedir uma bolsa para fazer estudos superiores, a primeira coisa que deve fazer é preencher um formulário pela internet. Depois de preenchê-lo, receberá no e-mail fornecido um documento com toda a informação necessária e que terá que imprimir para apresentar posteriormente à faculdade.

  • Prazos para solicitar a bolsa


    As bolsas de estudo têm prazos para serem solicitadas e entregues. Por este motivo é necessário que você anote no calendário ou coloque um aviso no celular para lembrar dos prazos exatos.

  • Documentação


    Para pedir uma bolsa de estudos, geralmente deve reunir muitos documentos originais. Depois de fazer as devidas cópias deverá autenticá-las.Antes de apresentar toda a documentação para pedir a bolsa, deve revisar várias vezes e comprovar que tudo está correto e que não se esqueceu de nada. Para isso recomendamos que prepare uma pasta para guardar todos os documentos. Além disso também recomendamos apresentar os diferentes documentos alguns dias antes do prazo terminar, pois caso falte algum documento ou tenha algum problema teria tempo de resolver.

  • Resultado


    Após entregar os documentos para solicitar uma determinada bolsa de estudos, deve esperar até que o organismo encarregado dela revise a documentação. Se este organismo encontrar algum problema com sua documentação, normalmente avisam e dão um prazo extra para solucionar o problema existente.Tenha paciência porque o resultado costuma demorar alguns meses, além disso as datas de resultado costumam ser publicadas muitas vezes na hora que você entrega os documentos para pedir a bolsa de estudos.

  • Dinheiro


    Geralmente as bolsas de estudos são aprovadas em função da renda familiar. É por isso que a quantia concedida pode ser que não cubra o custo do curso mas que seja ao invés disso uma bolsa para transporte, comida ou livros.Geralmente as bolsas de educação primária e secundária costumam ser de no mínimo 32 reais e são concedidos para livros e material escolar. Em contrapartida, as bolsas de estudo universitárias costumam cobrir o custo total do curso ou parte dele. Por sua vez, a renovação das bolsas universitárias condiciona-se pela renda familiar e pela porcentagem de matérias cursada aprovadas, sendo mais favorável aprovar 100% das matérias para ter um ponto a favor e ser um possível candidato a uma bolsa no futuro.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade, recomendamos que entre na nossa categoria de Bolsas de estudo.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade:


Vídeos em destaque
Jardinagem DIY 13 Formas Originais de Colocar o Cadarço nos seus Tênis Desenhos de natal