Partilhar
Partilhar em:

Como concorrer a bolsa de mestrado

Avaliação: 4,4 (14 votos)
1 comentário
5 vezes partilhado
 
Como concorrer a bolsa de mestrado

Após terminar a faculdade, uma das opções que se apresentam aos formandos que desejam seguir na vida acadêmica é o mestrado. Ele representa o primeiro estágio na graduação stricto sensu, precedendo o doutorado.

Como o nome sugere, ao terminar o curso de mestrado, o concluinte terá adquirido o status de mestre em determinada área.

Mas como conseguir uma bolsa de mestrado? Onde e como faço para me candidatar?

Para responder a perguntas como essas, em umComo preparamos este artigo para te ajudar a encontrar oportunidades de bolsa em mestrado.

Também lhe pode interessar: Como funciona o mestrado

Chamadas Internas

Com muito talento, e uma dose de sorte, o formando poderá encontrar uma oportunidade de realizar o mestrado na mesma instituição em que cursou ou está cursando a faculdade. Basta que a instituição possua um programa de mestrado, com concessão de bolsas, e realize chamadas internas para concorrência ao benefício. Entretanto, o aluno concorrente deve demonstrar mais do que apenas vontade de galgar mais esse passo em sua formação. A seleção de alunos para este tipo de bolsa leva muito em conta o desempenho acadêmico do aluno ao longo do seu curso de graduação – o que será demonstrado por suas notas. Um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que demonstre potencial para se tornar uma boa monografia também vai ajudar.

CAPES

O outro caminho lógico para o estudante conseguir uma bolsa de mestrado é a CAPESCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior. É um órgão fundacional subordinado ao MEC, incumbido de fomentar e difundir o stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil.

No portal da CAPES, são divulgados diversos programas de concessão de bolsas pelo país, e também no exterior, como o Ciência sem Fronteiras.

CNPq

O CNPqConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo incentivo à pesquisa científica.

No site do CNPq, há diversas oportunidades de bolsas, desde o ensino médio até o doutorado, no Brasil e no exterior, com a finalidade de estimular a pesquisa científica.

Fundação Estudar

No site da Fundação Estudar o pretendente à bolsa encontrará várias modalidades de bolsa de estudos. Trata-se se uma entidade sem fins lucrativos, que busca alunos de excelência para participar dos programas que ela desenvolve.

O candidato à bolsa pela Fundação Estudar irá passar por um processo seletivo de várias etapas, inclusive dinâmicas e entrevista.

Outras oportunidades

Aqui em umComo você encontra outras oportunidades de bolsa no ensino superior, como o PROUNI e o FIES.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como concorrer a bolsa de mestrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação Universitária.

Relacionados
Comentários (1)

Escrever comentário sobre Como concorrer a bolsa de mestrado

Muito útil
1 comentário
GERALDO PEREIRA DE SANTANA
OI, SOU PROFESSOR E TENHO VONTADE DE FAZER MESTRADO EM EDUCAÇÃO, MAS NECESSITO DE UMA BOLSA O QUE GANHO NÃO É SUFICIENTE ,TRABALHO NA EDUCAÇÃO ESCOLA DO CAMPO .QUE DEUS ABENÇÓI A TODOS VOCES

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Como concorrer a bolsa de mestrado
Como concorrer a bolsa de mestrado