O protocolo à mesa

Como colocar os talheres depois de comer

Como colocar os talheres depois de comer

É necessário ter algumas noções de etiqueta à mesa para saber como devemos agir em eventos formais ou quando saímos para comer fora de casa. Do mesmo modo que é necessário manter bons modos à mesa, é importante saber de que modo deveremos deixar os talheres uma vez que tenhamos terminado a nossa comida. Por isso, em umComo explicamos a você como colocar os talheres depois de comer.

Também lhe pode interessar: Como ter boas maneiras à mesa

Índice

  1. Pausa
  2. Prato seguinte
  3. Excelente
  4. Você não gostou
  5. Terminado

Pausa

Caso ainda não tenhamos acabado de comer, e queiramos apenas fazer uma pequena pausa em nossa refeição sem que retirem o nosso prato da mesa, será necessário colocar os talheres sobre o prato. A forma concreta é o garfo virado para cima à esquerda e a faca à direita com a serra para dentro, sem que se toquem.

Como colocar os talheres depois de comer - Pausa

Prato seguinte

Uma vez que tenhamos terminado um prato e queiramos que nos sirvam o seguinte, será necessário deixar os talheres cruzados sobre o prato. A faca deverá ser colocada de forma transversal sobre o prato, com a serra para baixo, e o garfo perpendicularmente sobre este.

Como colocar os talheres depois de comer - Prato seguinte

Excelente

Se ao terminar de comer quisermos expressar que gostamos do prato, devemos colocar os talheres transversalmente sobre o prato. O garfo virado para cima em primeiro lugar e a faca com a lâmina também para cima será a forma de que retirem nosso prato sabendo que nos pareceu bom.

Como colocar os talheres depois de comer - Excelente

Você não gostou

Caso contrário, se você não gostou do que comeu, deverá cruzar os talheres sobre seu prato, colocando a faca com a lâmina para dentro do prato e por baixo do garfo.

Como colocar os talheres depois de comer - Você não gostou

Terminado

Uma vez que você tenha finalizado completamente sua refeição, terá diversas opções para colocar os talheres e indicar ao garçom que já pode retirar o prato. Deste modo, colocando sempre o garfo à esquerda da faca e com a serra da faca olhando para o centro do prato, é possível:

  • Colocar o garfo e a faca na vertical sobre o prato, um ao lado do outro.
  • Cruzar os talheres em diagonal, da borda direita do prato para o centro.
  • Cruzar os talheres em diagonal, da borda esquerda do prato para o centro.
Como colocar os talheres depois de comer - Terminado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar os talheres depois de comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Isabelinha
Boa tarde ,
Gostaria de saber , quando há mais do que uma pessoa na mesa , é uma termina a refeição primeiro que as outras , como
Deverá colocar os talheres para evitar constrangimento entre os outros ….
Muito obrigada pela vossa atenção
Isabelinha
A sua avaliação:
nitrofurano
e como devem estar os talheres quando somos constrangidos a ir a almoços ou jantares que não queremos ir nem comer nada? uma posição entre o satisfeito e não gostei logo em cima do prato vazio logo no começo?
A sua avaliação:
GETULIO MEDEIROS
Acho que essa tradição surgiu na França, à época do rei Luís XIV, quando este incumbiu seu irmão de estabelecer etiquetas sociais aos nobres e cortesãos moradores do recém-construído Palácio de Versalhes.
A sua avaliação:
Aline
Já fiz vários cursos de etiqueta à mesa com professores renomados e nenhum deles mencionou estas regras. Procurei nos livros de etiqueta e nada consta. Vc poderia me informar de onde você retirou essas informações, fiquei muito na dúvida. Muito obrigado Aline
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Aline! Os nossos artigos são feitos por profissionais especializados na área, pelo que a informação não é retirada de outros sítios. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Aline
Entendi.... mas vc poderia me passar a fonte ou bibliografia, pois continuei minha pesquisa e nada encontrei. Tenho interesse. E todos os e-mail que passei para professoras nesta área, me falaram que não condiz. Obrigada
Robson
Poderia dizer algo se ao comer um peixe encontrar uma espinha e como retirá-la da boca, como proceder ao comer azeitonas.
Robson Rodrigues
Gostei, exatamente o que estava procurando.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Robson! Que bom saber isso. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 6
Como colocar os talheres depois de comer