Escrever bibliografia

Como citar um livro em uma bibliografia

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como citar um livro em uma bibliografia

Para citar corretamente uma citação bibliográfica de um livro deve-se seguir uma série de regras que nos ajudarão a dar veracidade ao livro ou artigo publicado. A norma ISO estabelece os critérios a seguir para a elaboração de referências bibliográficas. Nelas são estabelecidas a ordem dos elementos da referência bibliográfica e as convenções para a transcrição e apresentação da informação. Para especificar alguns elementos de referência, abreviações, etc. temos de nos guiar pelas ISBD (International Standard Bibliographic Description) ou pelas AACR (Anglo-American Cataloguing Rules). No uso de citações bibliográficas deve-se ter em consideração que há diferentes elementos de citação. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como citar um livro em uma bibliografia.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma bibliografia
Passos a seguir:
1

Para citar um livro em uma bibliografia, devem ser referidos os seguintes itens:

  • Nome do autor ou autores;
  • Data de edição;
  • Nome do livro;
  • Local de edição;
  • Nome do editor e número de edição, caso o livro tenha mais de uma edição;
  • Número do volume, caso a obra tenha mais de um volume e só tenha utilizado uma.
2

O autor do livro é a primeira coisa que deve ser referida. Deve-se colocar o apelido em primeiro lugar (em maiúsculas) seguido do nome próprio. Caso o autor tenha um apelido composto (dois nomes separados por um hífen), este apelido não pode ser separado. Se o autor for muito conhecido, como William Shakespeare, deve-se evitar fazer esta separação de nome próprio e apelido. Se o livro tiver mais de um autor, basta colocar um ponto e vírgula entre cada nome.

Exemplo: CORREIA, Maria João

3

Depois do nome do(s) autor(es), deve-se escrever a data de publicação do livro entre parênteses. Caso seja necessário referir mais de um livro do mesmo autor, deve-se colocar uma letra minúscula logo a seguir à data (1990 a) para os diferenciar.

Exemplo: CORREIA, Maria João (1990)

4

De seguida, vem o nome do livro. Este deve estar completo e em itálico e, caso tenha subtítulos também os deve colocar separados por dois pontos e um espaço.

Exemplo: CORREIA, Maria João (1990). Aulas de música

5

Segue-se o local de edição do livro. Normalmente, esta informação pode ser encontrada na ficha técnica numa das primeiras páginas do livro. Caso não encontre referência ao local de edição, deve colocar a indicação "s.l.", isto é, sem local.

Exemplo: CORREIA, Maria João (1990). Aulas de música. São Paulo

6

A seguir, devemos referir o nome da editora do livro. Pode acontecer o livro ter sido editado por uma instituição, como uma Câmara Municipal, ou até pelo próprio autor do livro. Independentemente disso, deve-se sempre fazer referência ao local de edição.

Exemplo: CORREIA, Maria João (1990). Aulas de música. São Paulo: Livros Horizonte

7

Caso o título tenha mais de um volume, é importante indicar no final qual foi o volume utilizado.

Exemplo: CORREIA, Maria João (1990). Aulas de música. São Paulo: Livros Horizonte, 2 volumes.

8

Você pode fazer as referências bibliográficas manualmente ou através de um gestor de referências bibliográficas, uma forma muito mais cômoda e que demora menos tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como citar um livro em uma bibliografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como citar um livro em uma bibliografia