O melhor momento para engravidar

Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil
Imagem: breakingmuscle.com

O período fértil é o período de tempo, durante a ovulação, em que a mulher é mais fértil. Se pretende conceber um bebê, este é o melhor momento para engravidar. A ovulação ocorre quando um dos seus ovários liberta um óvulo que viajará até às trompas do falópio, onde ficará à espera de ser fecundado por um espermatozoide. Pode utilizar o método do cálculo do período fértil para prevenir a gravidez ou para engravidar, caso seja essa a sua vontade. De seguida, em umComo.com.br, mostramos-lhe como calcular o período fértil.

Vai precisar de:
  • Calendário
Também lhe pode interessar: Sintomas do período fértil
Passos a seguir:
1

Comece por marcar no seu calendário, o primeiro dia do seu ciclo menstrual, ou seja, o primeiro dia da menstruação e o seu último dia da menstruação. Deverá fazer este processo durante cerca de seis meses, pois o ciclo menstrual pode variar alguns dias de mês para mês.

2

Calcule o tempo que dura o seu ciclo menstrual, desde o primeiro dia da menstruação até ao primeiro dia da sua menstruação seguinte. Normalmente, um ciclo menstrual dura entre 28 e 32 dias. Lembre-se que a duração de cada ciclo pode não ser exatamente a mesma, podendo variar alguns dias, não se preocupe pois isso é perfeitamente normal.

3

De seguida, deverá subtrair 18 ao seu ciclo mais curto para obter o dia de início do seu período fértil. Imaginando que o seu ciclo menstrual mais curto é de 27 dias, então terá de fazer 27 - 18 = 9.

4

Agora subtraia 11 ao seu ciclo menstrual mais comprido, para obter o dia de fim do seu período fértil. Imaginando que o seu ciclo mais longo é de 32 dias, então terá de fazer 32 - 11 = 21.

5

Então, nesta situação, o seu período fértil será a partir do 9º dia até ao 21º dia de cada ciclo menstrual. É importante relembrar que estes resultados podem não corresponder necessariamente com os dias do calendário.

6

Caso tenha um ciclo menstrual normalizado, com uma duração de cerca de 28 dias, o pico da ovulação atinge-se no 14º dia. Então, neste caso o seu período fértil é entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o período fértil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso não queira engravidar, não deverá ter relações sexuais durante o período fértil do seu ciclo menstrual.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Daiane arruda
o normal da minha menstruação é 7 dias menstruei apenas dois dias posso esta grávida?
A sua avaliação:
cristiane
minha ultima mestruaçao foi dia 19 -04-2016 estou de 21 semana ,tem como saber o dia q engravidei ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane! Para saber o dia em que engravidou, siga esses passos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-saber-em-que-dia-engravidei-19246.html
marly belmiro
eu mestruo no dia13 gostaria que vcs me explicasse no calendario o meu dia fertil
Catarina Ribas
vocês são serviço público! com essas informações fica muito fácil calcular o periodo fertil. obrigado
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Catarina muito obrigada valeu!
Anne
Ola o meu calculo deu de 13 a 24, se eu tiver relação nesse tempo posso engravidar ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Anne, se você tiver relações sexuais desprotegidas durante o seu período fértil pode engravidar sim.
marissol
ola bom dia gostaria de saber como calcular meu periodo fertil a gente soma a o primeiro dia ou o final da mestruaçao mestruei dia 22de julho ate 26 como saber meu dia fertil mari
franciele
eu menstruei no dia 27/06 e parou dia 30/06, meu marido ejaculou dentro de mim no dia 02/07, estou fertil, posso ter engravidado?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Franciele, caso não tenha usado nenhum método anticoncepcional, pode correr o risco de engravidar, uma vez que estava no período fértil.
Imagem: breakingmuscle.com
Como calcular o período fértil