Calcular a probabilidade

Como calcular a probabilidade através de uma percentagem

Nelia Oliveira
Por Nelia Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a probabilidade através de uma percentagem

Se tem uma percentagem ou proporção, pode transformar as quantidades e obter a probabilidade de ocorrer um determinado acontecimento. Por exemplo, uma relação diz que tem uma possibilidade em três de ganhar um prêmio. Uma percentagem diz-lhe que existe uma possibilidade de 33 por cento de ganhar um prêmio. Utilizar percentagens para determinar a probabilidades permite-lhe determinar as possibilidade sobre o resultado do evento.

Também lhe pode interessar: Como calcular uma percentagem

Passos a seguir:

1

Encontre a sua percentagem ou proporção. Para este exemplo, supomos que a percentagem é de 70 por cento e a proporção é de 1:10.

2

Divida o primeiro número da probabilidade pelo segundo número e a seguir, multiplique o resultado por 100 para encontrar a probabilidade percentual. Neste exemplo, 1 dividido por 10 é igual a 0.1, assim, 0.1 multiplicado por 100, é igual a 10%.

3

Divida um pela percentagem em forma decimal, e depois, acrescente "1:" ao resultado inicial. Utilizando este exemplo, 1 dividido por 0,7 é igual a 1,42, por isso a probabilidade de relação é de 1:1,42.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a probabilidade através de uma percentagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como calcular a probabilidade através de uma percentagem