Habilidades Sociais

Como aplicar o método científico no seu cotidiano

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar o método científico no seu cotidiano

O método científico é um método de investigação usado principalmente na ciência. Consiste em uma série de passos e seu principal objetivo é resolver um problema. O que muitos não sabem, é que este método científico é utilizado continuamente em nosso dia a dia. É verdade que o fazemos sem nos dar conta, mas convém saber como aplicar o método científico no seu cotidiano, pois pode ajudar bastante a resolver determinados episódios cotidianos.

Também lhe pode interessar: Como criar seu próprio pseudônimo
Passos a seguir:
1

Primeiro devemos identificar o problema e descrevê-lo com detalhe. Pode ser, por exemplo, que o computador não funcione ou que não tenhamos luz em casa. Uma vez identificado o problema, o que faremos será fazer observações sobre este incidente. Trata-se de fornecer dados. Neste caso poderia perguntar quantas vezes aconteceu previamente, que soluções foram colocadas antes, onde achamos que está a origem do problema, etc.

2

Depois de coletar uma série de dados, algo que faremos de forma quase instintiva, formularemos nossas primeiras hipóteses para tentar dar uma explicação da causa deste problema. Com certeza, se o apagão de luz é em toda a rua, é um apagão generalizado e portanto ocorreu devido a uma avaria. Pode ser também que nosso computador não funcione porque não está bem conectado a um cabo.

3

Depois de dar nossa hipótese, teremos que testar esta hipótese através da experimentação. Isto é, podemos chamar a companhia de luz para perguntar se há efetivamente uma incidência ou avaria e quanto demorará para ser resolvido. No caso do computador, podemos conectar o cabo corretamente.

4

Se a experimentação dá razão à nossa hipótese, temos o problema resolvido. Se pelo contrário, não dá razão para nossa hipótese, teremos que propor uma nova hipótese e experimentar com ela para ver se finalmente resolvemos o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar o método científico no seu cotidiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como aplicar o método científico no seu cotidiano