Alfabetização

Como alfabetizar uma criança

Como alfabetizar uma criança
Imagem: umaeducadora.blogspot.com

Alfabetizar uma criança é um processo moroso, desafiante e complexo que requer paciência, cuidado e, sobretudo, um grande entusiasmo!

Existem várias estratégias para iniciar a alfabetização de uma criança, sendo que estas deverão ser maioritariamente lúdicas, para incitar a sua curiosidade e suscitar na criança o desejo e gosto pela alfabetização, fazendo com que ela aprenda sem se aperceber.

Continue lendo esse artigo de umComo.com.br, e saiba como alfabetizar uma criança.

Também lhe pode interessar: Palavras para ler

Índice

  1. Aprender brincando
  2. Promova o contato com a leitura
  3. Desenvolva jogos lúdicos
  4. Ensine canções e poemas
  5. Identifique objetos
  6. Não esqueça...

Aprender brincando

Você deverá ter sempre em mente que, para uma criança de tenra idade, a melhor estratégia para lhe ensinar algo é apelando ao lado lúdico dos conteúdos e levar a criança a aprender brincando!

Dessa forma você conseguirá manter o interesse e entusiasmo da criança e ela aprenderá de forma significativa, ao mesmo tempo que conseguirá compreender e reter mais facilmente as aprendizagens.

Promova o contato com a leitura

A melhor forma de começar alfabetizando uma criança é promovendo o contato com a leitura e escrita, para que ela vá conhecendo a forma escrita e vá compreendendo as funções deste código, familiarizando-se assim com a linguagem escrita.

Poderá ser lendo um livro, revistas, anotando recados da criança, anotando comentários que a criança quer registar, etc. O intuito é que ela perceba que, através do código escrito, poderá deixar uma mensagem para qualquer um ler e que esta se manterá ao longo do tempo igual e acessível.

Desenvolva jogos lúdicos

Para iniciar o contato com as letras e as palavras, comece por fazer jogos:

- Faça cartões com imagens e, à frente, coloque o seu nome (use sempre maiúsculas e letras de máquina);

- Faça pequenas caixas (poderá ser caixas de fósforos) com um objeto na tampa e coloque dentro da caixa as letras soltas que formam a palavra do nome para que a criança as junte;

- Faça um cartão com a fotografia da criança e, à frente, escreva o seu nome;

- Escreva palavras e peça à criança que as copie para uma folha;

- Faça letras e palavras a tracejado para que a criança pinte por cima dele, ganhando noção das formas e do modo de desenhar as letras;

- Etc.

Ensine canções e poemas

Uma forma bem simples de aprender e memorizar algo, e que as crianças adoram, é através de canções, poemas, trava-línguas, puxa-palavras, etc.

Você encontra facilmente uma grande variedade destes recursos que fazem alusão ao alfabeto, às vogais e a algumas palavras.

Identifique objetos

Faça "etiquetas" para tudo o que rodeia a criança, fazendo este exercício juntamente com ela.

Coloque etiquetas nos armários dos brinquedos, com "jogos", "brinquedos", "bonecos", "legos" escrito nos devidos lugares; escreva "porta" e cole na porta; escreva "janela" e coloque junto à janela, etc. Isso vai ajudar a criança a associar as palavras aos objetos e a compreender a funcionalidade do código escrito.

Não esqueça...

Você deverá ter sempre em conta que cada criança tem o seu ritmo e o seu tempo e que você deverá respeitá-lo, sem criar demasiadas pressões sobre a criança, mantendo-a sempre motivada e interessada. Quando achar que a criança está-se aborrecendo e ficando frustrada, pare! De nada servirá forçá-la a continuar e, quando ela estiver preparada, retome de novo, sem pressas e sem obrigações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alfabetizar uma criança, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
aglestania rodrigues loures
qual a melhor maneira?
tania torres
gostei muito estou tentando alfabetizar uma criança com muita dificuldade família humilde gostei da dica
Vivienne
Sou professora de matemática e catequista. Na paróquia que participo na minha cidade, tem dois irmãos com 9 anos que ainda não sabem ler, nem escrever. Quero muito ajudá-los a vencer esta etapa. Gostei muito das dicas que esta página me deu. Sabia que tinha que trabalhar com a parte lúdica e obtive bastante ideias. Se puderem me enviar mais dicas agradeço desde já.
Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Vivienne! Que bom que o artigo pode ajudar. O que você está fazendo é muito bonito! Te desejamos toda a sorte do mundo. Continue acompanhando nossos artigos, obrigada pelo seu comentário!
Viviane
Quero que minha filha goste de ler,estudar ,,ela tem muito preguiça a idade e 5 anos
gilson
preciso de alguém (educador) ou algum órgão (publico ou civil) pois não disponho de sincronia de tempo. A tempo a criança não mora comigo mas é minha amiga.
Imagem: umaeducadora.blogspot.com
Como alfabetizar uma criança