As crianças e a escola

Como ajudar o filho a se enturmar na escola

Como ajudar o filho a se enturmar na escola

Quer saber como ajudar o seu filho a se enturmar na escola? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar! Se seu filho chega da escola triste e não se sente feliz quando está na escola devido ao fato de se sentir solitário e não possuir amigos, está na hora de mudar esta situação! Algumas crianças são tímidas e possuem uma certa dificuldade para se relacionar com as outras crianças, desta forma, acabam se trancando em um mundo muito solitário e triste. Para sair desta situação as crianças precisam de ajuda.

 

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma criança insegura

Dicas para ajudar seu filho a ser mais sociável com os colegas da escola

Confira a seguir algumas dicas que preparamos para que você ajude seu filho neste processo de conhecimento e realização de novas amizades na escola:

  • Crie oportunidades na vida de seu filho para que ele possa brincar com outras crianças. Se possível inscreva-o em aulas de teatro, dança, kung fu ou algo de que ele goste, desta forma, ele terá mais chances de aumentar a quantidade de amigos que possui e tornar-se mais sociável com os colegas da escola;
  • Jamais compare o seu filho com outra criança, ao contrário disso, mostre a ele as suas qualidades e o quanto ele pode ser feliz nas novas atividades que começar a realizar. Apresente a ele atividades divertidas e que ele possa se interessar;
  • Acostume o seu filho a participar das reuniões e encontros sociais, desta forma, ele se já se sentirá acostumado a situações com pessoas diferentes e desconhecidas e se sentirá menos inseguro nos primeiros dias de aula na escola.

 

Como ajudar o filho a se enturmar na escola - Dicas para ajudar seu filho a ser mais sociável com os colegas da escola

Buscando ajuda profissional

É importante que você avalie e observe o seu filho dia após dia. Verifique se ela anda muito isolado e se isto está interferindo de forma negativa em sua vida.

Se seu filho não está querendo mais sair de casa, seja para ir à escola ou para outras atividades, talvez você tenha que contar com a ajuda de um profissional para solucionar este problema.

É natural e faz parte de todo o ser humano, querer companhia e pessoas ao seu lado. Se seu filho age de forma contrária a esta, ele precisa de ajuda para superar esta dificuldade de se relacionar com as outras pessoas, até porque, isto pode prejudicar muito a sua vida, no presente e futuramente quando ele tiver que realizar uma entrevista de emprego ou até conquistar uma namorada.

Converse com seu filho, estabeleça uma relação de confiança e amizade e peça que ele conte a você quais são seus medos e maiores dificuldades. É importante que seu filho sinta que não está sozinho e que, se ele precisar você sempre estará ao seu lado dando apoio e amor.

 

Como ajudar o filho a se enturmar na escola - Buscando ajuda profissional

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ajudar o filho a se enturmar na escola, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Eliza
Eu tenho 5 netos, 3 moram em São Paulo, eles vão vir passar as férias em minha casa, moro em Leopoldina-Mg um netinho meu fez 8 anos ele sabe ler desde 2 anos, mas tem dificuldade para escrever. Quando ele começou a estudar, na escola alegaram que ele era diferente das outras crianças e isso atrasou muito meu neto tanto que ele ficou com dificuldades para escrever. Disseram até que ele era altista. Por isso durante o tempo que ele vir passar as férias, eu queria tentar ensinar-lo a escrever.
Alana Martins
Olá Eliza, muito obrigada pelo seu depoimento :) Acho que faz muito bem em tentar ajudar o seu neto, boa sorte ;)
Esperanca
sou de opiniao que a crianca deve ser preparada antes de ir a escola e mesmo ele negar temos que insistir e esplicar a importancia de ele ir a escola vai acabar percebendo que vai ser muito util para ele mesmo. tive um caso mas acabou percebendo e gostar de ir a escola e nao chumbou ate agora que ta na faculdade.
1 de 3
Como ajudar o filho a se enturmar na escola