Problemas de bebês

Bebê com tosse: o que fazer?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 3 dezembro 2019
Bebê com tosse: o que fazer?

Antes da criança completar um ano são várias as razões que podem fazê-la tossir e, assim, podem indicar problemas de saúde ou que alguma coisa está errada. Para saber o que fazer no caso de bebê com tosse confira os cuidados adequados conforme o motivo da tosse, separados pelo umComo.com.br. Além disso, é importante sempre levar o pequeno ao médico quando a situação não é passageira e a tosse persistir por alguns dias.

Também lhe pode interessar: O que o bebê faz com 6 meses

Passos a seguir:

1

As causas de um bebê com tosse são inúmeras, sendo que pode indicar o início de uma doença ou simplesmente que ele está com refluxo. Isso é bem comum nas crianças pequenas, sendo que não costuma haver outros sintomas junto, apenas a tosse persistente. Para resolver o problema não há muito que fazer, pois isso é normalmente resolvido com o desenvolvimento do bebê. O refluxo se refere ao leite voltar à boca ou à garganta do pequeno, o que é mais comum de ocorrer depois dele mamar e quando se deita.

Bebê com tosse: o que fazer? - Passo 1
2

Por isso, é importante esperar um pouco para que a criança se deite depois que for alimentada, em torno de 20 minutos. Também existem posições para deixar o bebê no berço que são mais seguras e evitam o engasgo, como deixar a cabeceira levemente elevada. Outras dicas do que fazer é espaçar as mamadas, pois o refluxo pode se dar por causa do excesso de leite consumido. Os pediatras recomendam ainda que a mulher tire temporariamente o leite de vaca e seus derivados da sua dieta enquanto estiver amamentando. Isso porque o refluxo pode ser um sinal de alergia a esses alimentos.

Bebê com tosse: o que fazer? - Passo 2
3

Além disso, a tosse do pequeno pode indicar que ele engoliu um objeto, como peças pequenas de um brinquedo, nesse caso, o que fazer consiste em não tentar retirar o objeto, apenas se você estiver enxergando-o. Se a criança parecer engasgada, coloque-a de barriga para baixo nas suas coxas e deixe a sua cabeça na direção dos seus joelhos. Segure a criança com a cabeça mais baixa que o corpo. Com uma mão sustente a sua cabeça e com a outra dê tapas firmes, mas sem machucar, entre as suas omoplatas.

4

Existem outras manobras que podem ajudar você a desengasgar o seu filho, de qualquer forma é melhor levá-lo também ao pronto-socorro. O mesmo deve ser feito se ele parecer engasgado, mas você tem certeza que ele não engoliu nada, pois nesse caso pode indicar uma reação alérgica, tanto à picada de inseto quanto a um alimento. Além dessas razões, a tosse do bebê pode indicar o início de um resfriado, sendo que nesse caso outros sintomas são nariz entupido ou escorrendo, bem como olhos lacrimejantes, espirros, febre baixa e falta de apetite.

5

Se o bebê tiver menos de três meses é necessário levá-lo ao médico ao primeiro sinal de resfriado, senão, ir ao especialista apenas se os sintomas persistirem por mais de cinco dias ou se eles se intensificarem, como a tosse se tornar persistente, a febre aumentar ou haver outros sintomas, pois podem evoluir para uma pneumonia. Nessa situação, pode ser um sinal de bronquiolite, que tem sinais parecidos com o do resfriado, mas pode levar à dificuldade de respirar e a ter chiado no peito. Já na coqueluche a criança tenta respirar fundo entre os acessos de tosse, sendo que aqui a visita ao médico é urgente, pois é uma doença perigosa em crianças que não completaram um ano.

Bebê com tosse: o que fazer? - Passo 5
6

Mas se a tosse do bebê parece um cachorro latindo pode ser um indício de laringite, inclusive, se a tosse for à noite. Nesse caso a dica é transformar o banheiro em uma sauna, já que o vapor ajuda a reduzir a tosse da criança. O vaporizar e a ingestão de muito líquido também ajudam. A tosse no meio da noite pode ser sinal ainda de asma, que pode estar acompanhada de chiado e dificuldade de respirar, porém, um médico deve diagnosticar a doença e indicar o melhor tratamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bebê com tosse: o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Bebê com tosse: o que fazer?