Avaliar as relações

8 dicas para saber se uma relação tem futuro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
8 dicas para saber se uma relação tem futuro

A mera menção da palavra amor remete a grandes coisas: romance, afeto, paixão...mas a verdade é que no âmago de um casal o amor é um importante ingrediente, mas não é tudo. Muitas coisas são necessárias para que uma relação prospere e se torne sólida com o tempo, mas quais exatamente? Em umComo.com.br damos-lhe as 8 dicas para saber se uma relação tem futuro.

Índice

  1. Existe comunicação
  2. Inclui você em seus planos a longo prazo
  3. Sabem gerir o conflito
  4. Há compromisso
  5. Compartilham coisas em comum
  6. Aceitam e compartilham as amizades do outro
  7. Existe respeito
  8. Sua visão de futuro é semelhante

1. Existe comunicação

A empatia, as opiniões, os critérios, todos se nutrem da comunicação verbal e não verbal, sem ela seria muito difícil saber o que acontece com a outra pessoa. A comunicação é importante não apenas para transmitir sentimentos, mas também para estreitar laços, afinal quando você tiver um problema, quando alguma coisa boa acontecer, você vai querer ter alguém ao seu lado com quem compartilhá-la e que lhe possa dar um feedback, alguém com quem compartilhar ideias e pensamentos.

2. Inclui você em seus planos a longo prazo

O fato de seu(sua) companheiro(a) manifestar abertamente que você está em sua visão de futuro não é garantia de que a relação será um sucesso, mas sim de que definitivamente ele ou ela estão totalmente aberto à possibilidade de passar tempo de suas vidas do seu lado, e isso é vital para saber se ambos estão dispostos a que a relação continue.

3. Sabem gerir o conflito

Há relações que funcionam muito bem quando tudo está em paz, mas diante o primeiro conflito os gritos e as brigas tornam-se os protagonistas. Se você não encontra o modo de gerir e resolver os problemas de uma forma inteligente a nível emocional, é difícil situar a relação em um plano futuro, pois em algum momento um ou ambos ficarão desgastados com tanta discussão.

4. Há compromisso

Não apenas a nível de exclusividade, de não sair com outras pessoas, mas compromisso em geral; para ambos é importante fazer a relação funcionar e trabalharem juntos para isso.

5. Compartilham coisas em comum

"Os polos opostos se atraem", é verdade...mas será que podem permanecer juntos por muito tempo?. Se não há nada que os una, um hobbie, critérios, gostos, formas de ver a vida, dificilmente será uma relação que possa permanecer de forma estável no futuro; claro que há pessoas que excepcionalmente podem consegui-lo, mas na verdade este não é o denominador comum.

6. Aceitam e compartilham as amizades do outro

Este ponto pode significar um eterno dilema, mas devemos ser muito honestos a este respeito: se seu companheiro(a) odeia seus amigos, critica-os constantemente, não quer sair ou passar tempo com eles, só existem duas soluções: ou você se afasta dos seus amigos ou continua se encontrando com eles e gera um conflito tal que a relação terminará se rompendo. As amizades são parte da nossa vida e do que somos como pessoas, por isso aceitá-las e dar-se bem com elas aumenta as possibilidades de que essa união se projete para o futuro.

7. Existe respeito

Não apenas respeita você como pessoa, mas também suas decisões, sua forma de se vestir, suas amizades, suas opiniões. Aceitam-se como são e podem aceitar também as críticas desde que estas não tenham a intenção de ferir o outro: se estes valores estão presentes possivelmente sua relação tem futuro.

8. Sua visão de futuro é semelhante

Não estamos falando de que vocês queiram exatamente as mesmas coisas, mas imagine este cenário: você quer morar em seu país e seu companheiro(a) quer construir a vida dele em outro país, ou você quer ter filhos e ele ou ela decidiu que não quer ter. Estas diferenças são motivos de separação se alguma das duas partes não ceder, portanto ter uma visão de futuro parecida é muito importante para construir este tempo verbal juntos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 dicas para saber se uma relação tem futuro, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Conselhos
  • Estas dicas não garantem que a relação funcione de maneira inequívoca, pois muitas outras coisas entram em jogo, mas são importantes na hora de pensar em um futuro juntos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
8 dicas para saber se uma relação tem futuro